Renault Clio Rally3 – O derradeiro Clio para o campeonato

Num mercado sobrecarregado de novidades eletrificadas, eis que a Renault decidiu oficializar a sua nova “arma” para o mundo do RALLY. Com uma aposta super interessante para a nova competição, com a quinta geração do seu Renault Clio! Um automóvel especial, preparado para enfrentar de tudo.

Portanto, foi oficialmente revelado no dia 17 de janeiro o novo Clio Rally3, o primeiro Renault Clio que equipa tração às quatro rodas. Codesenvolvido por várias equipas como a Viry-Châtillon, a Manufacture Alpine Dieppe Jean Rédélé e a BWT Alpine F1 Team em Estone.

Assim sendo, qual o resultado final?

Pois bem, o novo modelo para o rali da empresa foi apenas agora apresentado no Circuito de Pas de la Casa em Andorra, após uma fase de testes enorme. Contudo, apesar de tudo isto o Clio Rally3 ainda aguarda o processo de homologação da Federação Internacional do Automóvel (FIA).

Renault Clio Rally3

Renault Clio Rally3 – Tração às quatro rodas e muito mais!

Pois bem, tal como informei acima, este é o primeiro Clio produzido pela Renault com tração às quatro rodas graças à mesma tecnologia baseada do Rally4. Ou seja, foi adicionado uma transmissão traseira para gerar a tração às quatro rodas e uma enorme partilha de componentes incluindo a plataforma já bem testada pela equipa Alpine Racing.

Vamos aos números?

  • Renault Clio Rally3

A motorização do novo modelo focado nos campeonatos de Rally está equipado com o motor turbo 1.3 TCe de quatro cilindros e 16 válvulas. No entanto, não se deixe enganar pelo tamanho do motor é que os números superam a expetativa. Assim sendo, este 1.3 TCe é capaz de atingir a potência de 260 cv e 415 nm de binário e ir até às 7.400 RPM.

Para segurar e enviar toda esta potência ao solo a Renault incluiu aqui a caixa sequencial SADEV de cinco velocidades, com diferencial autoblocante. Um fato curioso é que a empresa informou que foram necessários 299 estudos de mapas do motor, até conseguir atingir esta potência de forma segura.

Fase de testes completa fez o modelo percorrer 4.500 quilómetros de testes em terra e asfalto!

Todo o desenvolvimento e criação do novo Clio Rally3 durou cerca de 6 meses e a fase de testes realizada em Espanha durou 22 dias, 4.500 quilómetros e 8 pilotos e 11 co-pilotos até atingir os objetivos definidos!.

Em suma, a versatilidade, desempenho e a fiabilidade do Clio Rally 3 já foi provada e neste momento a Renault aguarda a homologação FIA. De forma a poder garantir ao mundo do Rally um novo concorrente de peso.

Ademais, o que pensa sobre o Clio Rally3? Partilhe connosco a sua opinião sobre esta escolha nos comentários em baixo.

Fonte. Renault

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Silvio José
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Leia também