Memória RAM DDR5 já tocou nos 11316 MHz

A memória DDR5 ainda não foi capaz de conquistar os consumidores, tal foi o seu preço de lançamento, e agora, o preço das plataformas que trazem suporte para a sua compra e implementação. Mas, se há coisa inegável, é mesmo o potencial desta memória no grande esquema das coisas.

Um exemplo disto mesmo é aquilo que o overclocker HiCookie e Gigabyte foram capaz de fazer num exercício de levar os componentes ao seu limite atual.

Memória RAM DDR5 já tocou nos 11316 MHz

Portanto, enquanto seria normal comprar um kit de memória RAM DDR4 a 3000MHz, 3200MHz ou 3600MHz, com a memória RAM DDR5 temos de ir muito mais além. Afinal, já existem no mercado kits capazes de chegar facilmente aos 6200MHZ, com timings muito decentes.

Mas isto é apenas a ponta do iceberg, a memória RAM DDR5 tem um potencial tremendo para chegar a valores nunca antes vistos no mundo da computação. Sendo exatamente por isso, que com o patrocínio da GIGABYTE, o overclocker profissional HiCookie foi capaz de chegar a uns incríveis 11316MHz num kit de última geração.

Estamos a falar de um módulo único de 16GB (GIGABYTE AORUS DDR5), numa motherboard GIGABYTE Z790 AORUS Tachyon, a contar com um processador Core i9-13900K.

Este único módulo de memória chegou aos já mencionados 11316MHz, com timings de 64-127-127-127-127. Infelizmente, não fazemos ideia da voltagem, mas todo o exercício foi validado pelo CPUID.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Acha que a memória RAM DDR5 já deve ser o padrão, ou ainda é cedo para tal coisa? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também