Tem uma fritadeira de ar quente em casa que não dispensa para nada? É sem dúvida um bom investimento e podemos fazer uma grande variedade de pratos. Dito isto se tivermos uma, especialmente um modelo que gostamos, vamos querer que ela nunca avarie. Mas na realidade quanto tempo dura em média um fritadeira de ar quente?
Quanto tempo dura uma fritadeira de ar quente?
Uma fritadeira deve durar cerca de três anos antes de precisar de ser substituÃda. Claro que os modelos de melhor qualidade podem durar mais tempo. No entanto do outro lado da bancada também temos equipamentos mais baratos que em alguns casos só têm uma vida útil de seis meses. Mas será esta a regra para todos os aparelhos? É possÃvel fazer a fritadeira de ar quente durar mais?
O tempo médio de duração
A maioria das fritadeiras dura dois a três anos. Isto com uma utilização consistente. Não estamos a falar daqueles casos em que só funciona uma vez por mês.
O que tem impacto no tempo de vida
Há vários fatores a afetar o tempo de vida da fritadeira de ar quente. Infelizmente, muitas empresas hoje em dia querem produzir eletrodomésticos a um custo muito barato, o que significa que não estão a usar os melhores materiais para criar as suas fritadeiras. As peças desgastam-se mais depressa e temos de a substituir.
Se quer que a sua fritadeira dure mais tempo, provavelmente terá de investir numa que seja um pouco mais cara. No entanto, ela acaba-se por pagar a si própria quando não precisar de comprar outra no próximo ano.
Sinais de que precisa de a substituir
Há vários sinais de que precisa de substituir a sua fritadeira de ar quente:
Não está a aquecer corretamente ou o revestimento está a descascar.
Mas os sinais não ficam por aqui.
As peças estão a partir-se
O sinal mais fácil de que a fritadeira precisa de ser substituÃda é quando se começa a substituir peças com recorrência. Também quando em alguns modelos que têm campânula ela começa a estalar.
Não deve gastar dinheiro todos os meses para substituir uma peça partida. De facto, pelo preço, mais vale adquirir uma nova fritadeira.
A camada antiaderente está a desaparecer
Em seguida, é muito comum que o revestimento antiaderente comece a desparecer do cesto da fritadeira. Se isto acontecer comece a pensar em trocá-la.
Não aquece como deve ser
Os alimentos demoram muito mais tempo a ser confecionados? Por vezes ficam crus? Então eventualmente alguma resistência avariou e a fritadeira não consegue aquecer como deve ser. É um bom sinal para a substituir.
Como fazer a fritadeira de ar quente durar mais tempo?
Há muitos truques para fazer a sua fritadeira durar mais tempo, mas a maioria simplesmente se resume a cuidar dela. Se está a investir num equipamento de cozinha caro, quer que dure o máximo possÃvel.
Limpe depois de cada utilização
Comece por limpar sempre o cesto depois de o utilizar. Se o seu é um cesto antiaderente, lave-o sempre à mão com água morna e sabão. Ao fazê-lo, ajudará a preservar o revestimento antiaderente e a vida útil da sua máquina.
Finalmente, certifique-se de que as aberturas não estão bloqueadas.
Pode ser perigoso se estiverem, já que pode causar um incêndio.
Verifique a ventoÃnha
Se costuma cozinhar alimentos pequenos e leves no cesto de fritadeira, é importante verificar a ventoinha.
A ventoinha na parte superior pode aspirar pequenos alimentos, levando a graves problemas no aparelho.
Entretanto desligue a fritadeira e vire-a de cabeça para baixo. Isto deve libertar qualquer alimento preso na ventoinha.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!