Há alguns dias atrás, avisámos que pode ser uma boa ideia ter atenção redobrada quando chega a altura de procurar, e instalar, software crÃtico para o funcionamento do seu computador, através da Google. Na altura, o tema foram as drivers, visto que temos vários grupos mal intencionados, a aproveitar a forma como a Google mete anúncios no motor de pesquisa, para se fazer passar por entidades fidedignas.
Infelizmente, muitos utilizadores já instalaram drivers modificadas com código malicioso, à pala dessa brincadeira, no mundo dos computadores. Pois, o problema é que algo muito similar está também a acontecer na própria PlayStore da Google. Já reparou?
Cuidado a Instalar apps num Android!
Portanto, voltei a mudar de smartphone após a análise ao RedMagic 8 Pro, e por isso mesmo, voltei a instalar algumas apps essenciais para o meu dia-a-dia, como é o caso do WhatsApp. Foi aqui que me deparei com algo muito curioso… É que a partir da mais recente atualização da Play Store da Google, a plataforma mais fiável para qualquer smartphone Android, a primeira entrada na lista de pesquisa, não é, nunca, aquilo que você pesquisou. Ora veja:
Curiosamente, se tentar pesquisar pelo nome completo da App, a primeira opção continua a ser o anúncio, e não a app que você realmente quer instalar.
Isto é grave por duas razões!
A primeira, é que a PlayStore não é, nem nunca foi, grande coisa a identificar apps maliciosas. A segunda, e talvez mais importante… É a quantidade de utilizadores distraÃdos, e que não sabem bem o que estão a fazer! Que claro, vão ser enganados no download de apps.
Sim, o WhatsApp até é fácil de identificar, não tem muita ciência. A questão é que isto acontece na grande maioria das pesquisas que poderá fazer na plataforma. Não é bonito, não é correto, e não faz sentido…
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!