Tigela de água e um ovo para poupar gasolina? É verdade!

Os preços da grande maioria dos artigos não pará de aumentar. Já os combustíveis andam numa espécie de montanha-russa. Ora sobem, ora descem. Aliás é este facto que tem levado as pessoas a utilizarem o máximo número de truques para pouparem combustível. Se alguns até fazem algum sentido, outros são mais estranhos apesar de resultarem. É exatamente isso que se passa com a tigela de água e com o ovo já que permitem poupar gasolina.

Tigela de água e um ovo para poupar gasolina? É verdade!

Qualquer um destes truques é bastante simples de fazer. Tanto o que envolve a tigela de água como o ovo.

Tigela de água e um ovo para poupar gasolina? É verdade!

Para o primeiro é necessário colocarmos no banco de passageiros uma tigela com água. Claro que é algo estranho mas por si só é uma forma muito simples de passarmos a conduzir de uma forma mais calma. Ou seja, sem grandes acelerações ou travagens.

Se fizermos grandes arranques vamos acabar com água no banco. Assim vamos ter cuidado com isso. Na tigela basta colocarmos cerca de 3 cms de água. O ideal são aquelas taças de cereais.

A forma como conduzimos é muito importante. Na prática porque podemos ganhar muitos KMs se o fizermos da forma correta. No entanto as correrias do dia a dia levam-nos a utilizar os pedais de uma forma irregular. Por vezes aceleramos de repente e acabamos por travar também. É aqui que o truqu8e

Quando vamos conduzir temos de imaginar que temos um ovo entre o nosso pé e o pedal. Assim temos de acelerar com muito jeitinho para não “partirmos” o ovo. O mesmo se passa quando largamos o acelerador. Tem de ser gentilmente. Isto vai ajudá-lo a poupar muito combustível.

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Os especialistas revelam que uma aceleração repentina tem muito impacto no motor. O mesmo com a desaceleração. Assim faz todo o sentido termos mais cuidado e deste modo reduzirmos o consumo.

A ideia é não partir o ovo com movimentos bruscos. Mas há outras coisas a ter em consideração para além do truque da tigela de água e do ovo que permitem poupar gasolina.

A velocidade também é importante

Esta questão é normalmente subjetiva. Isto porque os automóveis mais pequenos e aerodinâmicos são mais eficientes a velocidades elevadas quando comparados com camiões ou veículos maiores.

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Mas, em geral, a velocidade mais eficiente para conduzir é entre 60 km/h e os 80 km/h.

É importante entender que os motores consomem combustível, mesmo a deslocarem-se quase parados. Então, se o seu carro vai a 1 km/h, na verdade isto é bastante ineficiente, uma vez que o seu carro não está a cobrir nenhuma distância significativa mas ao mesmo tempo consome gasolina e gasóleo.

Entretanto à medida que o automóvel entra na casa dos 60 km/h, cada aumento de 1 quilómetro requer significativamente mais potência. Para além disso, à medida que vai mais rápido, o arrasto do vento e a compressão dos pneus tornam-se fatores importantes. Eventualmente, mesmo um ligeiro aumento de velocidade causa uma queima de combustível muito mais rápida.

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É por isso que a velocidade ideal é geralmente entre 60 km/h e os 80 km/h para a maioria dos carros de passageiros. Já veículos maiores, como SUV e camiões, são mais eficientes a velocidades ligeiramente mais baixas.

Quando é que a eficiência do combustível começa a cair?

À medida que vamos a mais de 100 km/h, a eficiência do combustível diminui. A razão para isso é muito simples: quanto mais rápido conduzimos, mais resistência ao vento encontramos e mais atrito nos pneus também.

Como acelerar e desacelerar afetam o consumo

Se pretende maximizar a eficiência do combustível, provavelmente já sabe o quão importante é manter o seu carro dentro de um alcance de velocidade constante.

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Se acelerar ou desacelerar de forma demasiado agressiva, o consumo sofre com isso. A forma como conduz é um fator importante que afeta a economia de combustível, por isso é importante adotar técnicas de condução eficientes.

Quando pressiona o pedal até ao fim, os injetores começam a bombear mais combustível, o que aumenta a taxa de combustão no motor, resultando numa maior aceleração.

É verdade que nos carros mais antigos, isto significava obter uma mistura de combustível mais rica. No entanto, nos veículos mais recentes, o combustível não é injetado a um ritmo linear; é regulado por um computador.

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No entanto, se acelerar de forma agressiva, o motor produz mais binário, fazendo com que o veículo avance mais rapidamente. Para uma máxima eficiência de combustível, recomenda-se que acelere suavemente.

Da mesma forma, se acelerar para velocidades mais altas e, em seguida, tirar o pé do pedal, o seu veículo começará a desacelerar. A travagem faz com que perca o ímpeto para a frente, o que também afeta o consumo de combustível.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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