Como deve saber, uma das grandes responsáveis pelo aumento de preços no mundo da tecnologia, não é nada mais, nada menos, que a gigante TSMC. Afinal, esta empresa é detentora das linhas de produção mais avançadas, e por isso, mais desejadas, da indústria.
Por isso, ao ter os chips mais poderosos, rápidos, e eficientes, a TSMC também pode pedir o dinheiro que bem entender, porque a sua lista de clientes já tem uma lista de espera própria. Ou melhor… Tinha!
2023 vai ser um ano de fraca procura, e como tal, a lista de espera de clientes é agora inexistentes. Além disso, ao que tudo indica, muitos dos clientes mais importantes da TSMC estão a planear fazer encomendas mais pequenas. O que pode a TSMC fazer? É muito simples… Baixar preços. Uma boa notÃcia para as suas parceiras, e claro, para nós.
Chips mais baratos em 2023? TSMC vai voltar aos descontos
Portanto, segundo algumas fontes da indústria, a TSMC está a equacionar oferecer um preço mais em conta para o seu processo de 3nm, de forma a chamar mais empresas, que estão obviamente interessadas no potencial da tecnologia, mas claro, não olham para 2023 com bons olhos, em termos de investimento monetário.
De forma muito resumida, o objetivo da TSMC é aliciar gigantes como a AMD, NVIDIA, MediaTek e Qualcomm. Além disso, é também objetivo da TSMC, fazer com que a Apple não baixe o número de encomendas planeadas para 2023. (Algo que está em cima da mesa!)
Entretanto, em termos de impacto no mercado, o processo de 3nm da TSMC só vai começar a produzir a sério no segundo semestre de 2023. Por isso, qualquer impacto nos preços dos produtos, apenas deverá ser sentido no final do ano, ou inÃcio de 2024. (É também importante salientar que esse potencial impacto, dependerá da vontade de todas estas empresas, de apostar nesta proposta da TSMC).
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!