Como ainda se deve lembrar, durante a pandemia, tudo aumentou de preço no mundo da tecnologia, primeiro porque a procura é muito superior à oferta, e depois, porque as principais responsáveis pela produção de chips tinham listas de espera intermináveis, o que claro está, deu azo a uma mÃtica crise de chips.
Mas… Em 2023, não há COVID, a procura baixou para mÃnimos históricos, e como é óbvio, já não existe crise alguma, pelo menos nos principais mercados mais focados no consumo. Ainda assim, continua tudo caro. Sabe porquê? Porque as grandes fabricantes de chips não querem descer os preços que aumentaram de forma absolutamente incrÃvel nos últimos 2 anos.
É também por isso, que após muitos e bons trimestres de lucratividade crescente, tudo indica que a TSMC tem à sua frente o primeiro trimestre com quedas.
Nem a Apple pode salvar a TSMC em 2023
Portanto, o que sobe, seja qual for a razão, muito dificilmente volta a descer para os preços ‘normais’. Aliás, ao que tudo indica, a TSMC até está a planear novos aumentos, nos próximos tempos, para tentar dar a volta à situação.
Mas… Se o mercado está mau, com uma procura muito baixa, devido à incerteza económica. Aumentar os preços não vai afastar ainda mais os consumidores dos produtos que as fabricantes querem vender. Bem… Questões que ficam para outra altura.
O que é preciso salientar no meio de tudo isto, é que a TSMC está neste momento a contar com uma queda nas receitas de 5%, no primeiro trimestre de 2022. Curiosamente, mesmo com um ano de 2023 aparentemente para esquecer, alguns analistas estão a apontar para um segundo semestre positivo para a TSMC.
Algo estranho, visto que até a Apple, a maior cliente da TSMC, está neste momento a planear encomendar menos chips, durante o ano de 2023. Como já tivemos a oportunidade de perceber pelo cancelamento do iPhone SE, do segundo adiamento dos MacBook Pro com os novos processadores, e claro foco no desenvolvimento e lançamento do capacete de VR, muito provavelmente em 2024.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!