Existe uma coisa que podemos fazer para tornar a comida que fazemos na nossa fritadeira de ar quente muito mais saborosa. De facto, a diferença é grande e o sabor também. Para além disso garantimos muito mais segurança quando vamos cozinhar os alimentos. É por esse motivo que a regra dos cinco minutos é tão importante para quem utiliza uma fritadeira de ar quente.
Fritadeira de ar quente: utilize a regra dos cinco minutos!
Não pré-aquecermos a fritadeira antes de colocarmos comida no interior é um dos erros mais comuns que fazemos com estes equipamentos. Para além dos alimentos não ficarem tão boas, ainda podemos ter problemas devido a qualquer questão alimentar.
Isto é mesmo importante?
Ao contrário do que alguns proprietários de fritadeiras de ar quente pensam, elas precisam de pré-aquecer.
Normalmente estamos habituados a pré-aquecer o forno. Isto porque tem grandes dimensões e para a comida ficar realmente boa convém que ele esteja bem quentinho na altura em que lá colocamos os alimentos para os confeccionar. Já no caso da Air Fryer como a dimensão é bastante mais pequena, não seria de esperar que fosse necessário um pré-aquecimento. A questão é que é. De facto até é considerado como essencial.
Claro que falando em termos energéticos poderá gastar um pouco mais. No entanto, na realidade, será quase uma diferença irrisória. Isto porque ao contrário do forno é mais rápida a pré-aquecer.
Dito isto, antes de lá colocar qualquer comida a confeccionar, ligue a Air Fryer e deixe-a funcionar. Depois com ela bem quente é só colocarmos a comida rapidamente e já está.
Mas o que faz o pré-aquecimento?
Se não o fizermos a comida não ficará tão saborosa. Para além disso o aspeto também não será tão bom. Por outro lado, com o pré-aquecimento ela fica estaladiça e todo o sabor é retido.
Ou seja, comida estaladiça por fora mas também húmida e tenra por dentro. Isto porque o calor vai selar muito bem a carne ou o que estivermos a confeccionar e deixar o interior tento e húmido.
Mas quanto tempo dura o pré-aquecimento?
O tempo exato antes de cozinhar varia consoante o dispositivo, a temperatura desejada e os ingredientes. As refeições com temperaturas mais altas tendem a necessitar de tempos de pré-aquecimento ligeiramente mais longos, assim como alguns alimentos congelados.
As carnes cruas também podem exigir sessões de pré-aquecimento prolongadas para garantir a cozedura uniforme.
Dito isto as opiniões variam. Uns referem que três minutos são suficientes. Outros garantem que é melhor dez minutos. Não existe uma verdade absoluta mas o facto é que a virtude está no meio.
Como por vezes é difÃcil determinar o tempo ideal de pré-aquecimento, a melhor forma é utilizar-se a regra dos cinco minutos.
A maioria das refeições demora 15 minutos ou menos a cozinhar completamente. A fritadeira de ar deve atingir uma temperatura de cozedura ótima em 1/3 ou menos desse tempo. Como tal, cinco minutos podem ser o tempo ideal para o pré-aquecimento, seja o que for que vamos cozinhar.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!