Como deve saber, já andamos a falar do super processador topo de gama da Intel, i9-13900KS, há vários meses. Este lançamento não é de todo um grande mistério, porque sabemos muito bem o que a Intel quer fazer, ao lançar uma versão ‘binned’, e por isso, mais capaz de chegar a frequências ainda mais altas, a um preço um pouco superior.
Qual é o preço? A Intel anunciou 700$, o que normalmente significa 800€ em Portugal. .(Ainda não temos a certeza do preço por cá, visto que o componente ainda não apareceu em nenhuma das lojas de referência Nacional).
Intel lançou o seu novo super i9-13900KS a 700€
Portanto, o i9-13900KS aparece no mercado a um preço um pouco superior, com os mesmos 8 núcleos focados na performance, e mesmos 16 núcleos focados na eficiência, agora com a capacidade de chegar aos 6GHz sem OCs sintéticos.
Este é o primeiro processador capaz de chegar aos 6GHz, logo fora da caixa. Um bom ‘boost’ relativamente ao velho i9-13900K, que promete um boost estável de 5.8GHz. Aliás, isto nem é um simples aumentar de frequência, visto que além dos 200MHz, o processador também é capaz de aumentar o seu consumo, para tornar a experiência um pouco mais estável. (O TDP aumentou para os 150W, em vez de 125W do modelo ‘K’.)
No entanto, é preciso salientar que as frequências de funcionamento dos núcleos ‘Eficientes’ continua inalterada, nos 2.2Ghz e boost de 4.3GHz. Entretanto, se quiser saber mais acerca do aumento de performance real, nada melhor que ir ler algumas das reviews que têm chegado à Internet nas últimas horas.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Para que serve este lançamento? Será que é um pisar do terreno da Intel, que vê agora uma AMD prestes a lançar os seus novos Ryzen 7000X3D? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!