Confirmado! Galaxy S23 vem com memória RAM mais rápida

Como já estamos fartos de dizer, não é esperada uma revolução no design dos novos Galaxy S23, com o S23 Ultra a ser uma cópia da versão do ano passado, isto enquanto S23 e S23+ evoluem um pouco na traseira, ao apresentarem um módulo de câmeras mais similar ao ‘Ultra’.

As grandes mudanças são feitas internamente, na implementação de um SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen2 mais rápido que aquilo que a concorrência tem para oferecer, e pelos vistos, também no uso da memória RAM mais rápida do planeta, a nova LPDDR5X. Entretanto, ainda não sabemos se o armazenamento também vai levar um upgrade para a nova memória UFS 4.0, ou se a Samsung vai manter tudo no UFS 3.1.

Confirmado! Galaxy S23 vem com memória RAM mais rápida

s23, Samsung, Galaxy

Portanto, caso já não se lembre, a Samsung anunciou os seus inovadores chips de memória RAM LPDDR5X em Outubro de 2022.

Chips, que curiosamente, são otimizados para o ecossistema Qualcomm Snapdragon Mobile, o que claro está, deu logo mais força à ideia de que a Samsung iria apostar exclusivamente nos processadores da Qualcomm em vez de andar a “inventar” com os Exynos, e claro, que estes chips iriam fazer parte do lançamento do topo de gama Android de nova geração.

Algo agora confirmado.

Qual é a diferença entre a memória LPDDR5X e a velha LPDDR5?

Simples, a nova memória RAM apresenta uma velocidade de processamento de dados de 8.5 Gbps, enquanto a velha fica pelos 6.4 Gbps. É uma diferença de 1.3x.

De forma muito resumida, isto significa que os novos Galaxy S23 vão ser mais rápidos em certas tarefas, nomeadamente na abertura de aplicações. Além da velocidade, estes chips também são 20% mais amigos da bateria, e por isso mesmo, além da melhoria da eficiência de todo o pacote, temos aqui mais alguns minutos de bateria a juntar à autonomia total dos novos aparelhos.

Memória melhor = Smartphones mais caros?

Sim, é muito provável que sim. É que além destes chips de memória, a Samsung também vai duplicar a capacidade do armazenamento interno em todos os modelos base. Vai melhorar a qualidade de construção. Por fim, vai ter ainda de pagar o acesso exclusivo a um Snapdragon 8 Gen2 ligeiramente mais rápido.

Este custo vai, quase de certeza, ser passado ao consumidor. Aliás, já existem rumores a apontar para um aumento entre os 100€ e os 150€, em cada modelo.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Com medo do aumento de preço? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também