Smartphones: há uma má notícia a chegar da China!

O maior mercado de smartphones do mundo não é o dos Estados Unidos. De facto, os E.U.A. nem sequer são os números dois. A China é a número um, seguida da Índia com os EUA a aparecerem em terceiro lugar. Dito isto, é normal que o que se passa na China em termos de vendas de smartphones seja um espelho para o mundo e caso assim seja, parece que há más notícias a caminho. O mercado chinês de smartphones não teve um grande 2022 e o crescimento também não deve acontecer este ano. Isto de acordo com os analistas. Na realidade, o mercado chinês pode não apresentar qualquer crescimento até 2024, devido a problemas com a cadeia de fornecimento e aos poucos gastos dos consumidores.

Smartphones: há uma má notícia a chegar da China!

A IDC estima que os envios de smartphones na China diminuíram 10% em 2022 para 285 milhões de unidades. De acordo com o South China Morning Post (SCMP), o analista da IDC Will Wong tem visto os consumidores chineses mais ricos a não se preocuparem em atualizar os seus smartphones este ano e estão mais interessados em viagens ao exterior. Outros consumidores procuram apenas reduzir os seus gastos. Como tal “o mercado chinês de smartphones só deverá ter um crescimento de um ano inteiro em 2024”, afirma Wong.

Xiaomi clonar pessoas, smartphones china

Este problema ao nível dos smartphones na China não é algo que surgiu do nada. Nos primeiros 11 meses do ano passado, os envios de smartphones caíram 23,6% em relação ao ano anterior, de acordo com a China Academy of Information and Communications Technology (CAICT).

Mesmo as vendas do Dia dos Solteiros que ocorreu em novembro do ano passado foram fracas. Lembro que este é um feriado chinês não oficial que ocorre a 11 de novembro e dá início a uma temporada conhecida pelos descontos nos preços dos smartphones. O feriado celebra aqueles na China que não estão numa relação. Normalmente, as vendas de smartphones atingem o pico durante este feriado. Em 2022, as vendas de smartphones no Dia dos Solteiros caíram 36% anualmente para 22,2 milhões de telefones.

smartphones 2023

Um relatório separado da CINNO Research refere que as vendas de novembro de 2022 na China foram as piores desde 2015. A empresa revela que foi o décimo mês consecutivo de menor crescimento ano-a-ano nas vendas de smartphones chineses. Esta tendência iniciou-se em fevereiro de 2022 e continua.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também