Veja agora se está na lista de dados roubados do Twitter

Mais de 200 milhões de endereços de e-mail foram roubados do Twitter no início de 2023. A notícia da fuga de informação rebentou quando os dados foram vistos num fórum de hacking. Escusado será dizer que isto representa um grande perigo para os utilizadores. Os dados parecem ter sido obtidos em 2021. Para conseguir obter toda a informação utilizou-se uma API que permitia que os endereços de email revelassem os perfis de Twitter. É por tudo isto que tem mesmo de verificar se está em perigo. Felizmente existe uma forma simples de o fazer. Veja agora se está na lista de dados roubados do Twitter.

Veja agora se está na lista de dados roubados do Twitter

Felizmente é muito simples fazer esta verificação. Tudo porque o popular site Have I Been Pwned adicionou os mais de 200 milhões de endereços de e-mail à sua base de dados. Assim qualquer utilizador pode verificar se um determinado endereço de e-mail foi incluído nesta fuga de dados.

Para verificar, basta visitar este site e inserir o endereço de e-mail que pretende verificar. O site revela se o endereço de e-mail está incluído no ataque ao Twitter ou em qualquer outro ataque de que se tenha conhecimento.

Deve estar preocupado com este roubo de informação

Em circunstâncias normais, os dados obtidos através de uma violação de dados negoceiam-se na Dark Web, e utilizados por criminosos para um eventual benefício financeiro. Como os dados do Twitter estão disponíveis gratuitamente, podem ser aproveitados por qualquer pessoa curiosa que não goste do que diz na plataforma, ou que apenas goste da sua imagem de perfil.

Eventualmente vai-se assustar quando fizer uma pesquisa com o seu endereço de e-mail

Em oposição a uma comunidade relativamente pequena o seu endereço de e-mail chega a qualquer pessoa com ligação à Internet.

Pode publicar a sua vida no Twitter e noutras plataformas, mas há detalhes que talvez queiram manter fora do site. Inclusivamente afastar-se de quem não quer. É por esse motivo que nas plataformas, pode bloquear um indivíduo. No email também é possível bloquear mas complica dado que a pessoa que o quiser incomodar pode estar a mudar entre vários endereços.

Embora outras recentes violações de dados tenham exposto mais informações, a fuga de dados do Twitter oferece aos atacantes a oportunidade de ligar o seu endereço de e-mail aos detalhes íntimos da sua vida. Para evitar que isto lhe aconteça no futuro, utilize um endereço alternativo ou um alias quando abrir uma conta em qualquer plataforma ou serviço. Aliás vamos preparar um artigo a explicar isto mesmo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também