Ao comprar um smartphone normalmente pensamos em equipamentos de topo como o iPhone 14 Pro Max, ou qualquer outro equipamento Android de topo. Dito isto, é verdade que estes equipamentos caros e poderosos fazem tudo com uma perna às costas e garantem um funcionamento sem falhas. Mas será que precisa mesmo de gastar tanto dinheiro num smartphone? A resposta é não.
Não precisa de gastar tanto dinheiro num smartphone!
A questão das câmaras
Uma das razões pelas quais as pessoas escolhem smartphones topo de gama é por causa das suas câmaras. Em 2019, a qualidade de imagem de um Samsung Galaxy A70s de gama média já era aceitável para a maioria das fotografias. No entanto, o topo de gama Samsung Galaxy Note 10 ainda tinha um melhor desempenho, especialmente em condições reduzidas de iluminação.
No entanto, isso já não é propriamente verdade com os smartphones de hoje. Por exemplo, o Google Pixel 6A de gama média bateu 16 outros smartphones em termos fotográficos.
Isto significa que o Google Pixel 6A superou outros equipamentos como o Google Pixel 7 Pro, iPhone 14 Pro ao nível das câmaras. Isto para além de outros equipamentos Android da Samsung e Xiaomi.
O hardware
Outra razão pela qual os utilizadores compram smartphones caros é para terem acesso a um processador poderoso e a muita memória. Isto para que as aplicações corram da melhor forma.
No entanto, hoje em dia há muitos smartphones de gama média que conseguem garantir boas condições de jogo. Especialmente muitos da gama A da Samsung. Falo de dispositivos como o Galaxy A53.
Autonomia
Há alguns anos, só os modelos mais caros é que disponibilizavam um ano de bateria. Outros dispositivos mais acessíveis normalmente tinham uma vida útil mais curta. Mas com os avanços na tecnologia hoje em dia pode comprar um smartphone de gama média como o Samsung Galaxy A73 5G que oferece a mesma capacidade de bateria que as principais ofertas da Samsung.
Suporte ao nível do software
Geralmente não é seguro usar um smartphone que já não recebe atualizações de segurança do seu fabricante. É por isso que os utilizadores que preferem ficar mais tempo com os seus dispositivos escolhem um modelo topo de gama.
No entanto, já em 2019, vários fabricantes alargaram o suporte ao nível de software para os smartphones. Por exemplo, muitos equipamentos da Samsung têm o mesmo suporte de atualização de segurança de quatro anos que os dispositivos topo de gama Galaxy S e série Z.
Para além disso a Google anunciou ainda que todos os dispositivos Pixel, a partir do Pixel 6, vão receber até cinco anos de atualizações de segurança. O mesmo acontece com os Redmi Note e Xiaomi.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!