Por vezes achamos que o nosso smartphone está a funcionar bem porque não perdemos tempo suficiente com ele. No entanto em alguns casos podemos estar a passar por algumas situações de lentidão ou de soluções que eram desnecessários. A verdade é que estudos recentes mostram que quando o smartphone perde alguma função 60% das pessoas só dão conta muito depois. A grande questão é que se pode tratar de um problema que começou por um determinado lado mas que rapidamente vai chegar a outros. Assim vamos dizer-lhe como verificar se o seu smartphone Samsung Galaxy está a funcionar realmente bem!
Verifique se o seu Samsung Galaxy está a funcionar bem!
Se algo no seu smartphone não se comporta como anteriormente e está convencido que eventualmente se trata de um problema de hardware (embora em 80% dos casos não seja) pode experimentar vários componentes do seu smartphone.
Assim comece por ir às definições do seu smartphone Samsung Galaxy. Depois carregue onde diz manutenção do dispositivo e bateria.
Agora na nova janela onde temos uma visão geral do estado do nosso dispositivo temos de carregar na opção diagnósticos.
Agora temos a possibilidade de testar vários componentes do smartphone. Deste modo ficamos a saber se o problema reside numa falha de software ou hardware. Podemos fazer o teste completo a todos os componentes ou apenas a um.
Caso nada seja detectado e mesmo assim os problemas continuem há algo muito simples que pode experimentar.
Sempre que dizemos a alguém que temos um problema com o smartphone ou com qualquer outro dispositivo tecnológico a primeira pergunta que fazem é: “já tentaste ligar e desligar”? Isto pode parecer irritante, já que é um conselho muito geral. Mas há alguma verdade nesta suposta solução rápida, ou não passa de uma forma de se tentarem livrar de nós? A verdade é que no caso dos smartphones reiniciar resolve mesmo a maioria dos problemas!
Smartphones: reiniciar resolve a maioria dos problemas!
O que acontece quando reiniciamos?
Na realidade muitas coisas mas vamos começar pela RAM. A memória do PC armazena dados a curto prazo. Os dados armazenados são utilizados para realizar todo o tipo de tarefas em qualquer aplicação que tenha utilizado desde a última vez que ligou o smartphone.
Se pretender aceder a uma página web ou app, isso pode ser feito rapidamente usando a RAM, uma vez que fornece ao seu dispositivo os dados relevantes armazenados em antecipação ao seu próximo passo.
Entretanto e como fazemos várias coisas com o smartphone esta memória RAM vai sendo utilizada para várias coisas e os processos vão sendo substituÃdos à medida que já não são necessários.
Uma vez que se trata de uma memória temporária, a RAM é limpa de todos os seus dados sempre que o smartphone reinicia. Existem outras formas de limpar a RAM além de reiniciar. No entanto este é sempre o método mais fácil e eficaz. Para além disso tem outros benefÃcios.
Mas qual a razão para resolver tantos problemas?
Quando a RAM fica cheia com dados desnecessários, o desempenho geral pode diminuir significativamente. Assim carregar apps e ficheiros pode tornar-se frustrante, e pode parecer que o nosso smartphone está mesmo velhinho. Isto porque mesmo que feche manualmente as suas aplicações após a utilização, alguns dados podem permanecer na RAM. Reiniciar o smartphone limpa-o completamente.
Dito isto quanto mais espaço houver na sua RAM, mais rápido o smartphone pode reagir aos comandos. Assim, reiniciar o seu smartphone quando notar uma diminuição no desempenho pode ser uma correção rápida. No entanto, esta não é uma solução garantida. Ficar sem RAM é uma causa comum de desempenho lento do smartphone, mas não a única.
Pode parecer que reiniciar o smartphone é uma desculpa apenas para despachar alguém. Afinal, todos tendem a assumir que é uma solução rápida. Mas, na realidade, pode revelar-se verdade. Ao reiniciar o seu smartphone, pode corrigir uma série de problemas (embora não seja uma solução universal). Por isso, se estiver a ter problemas de desempenho, ligação ou semelhantes, tente reiniciar rapidamente para ver se ajuda.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!