Há algumas semanas atrás afirmei que 2023, e provavelmente também 2024, vão ser os anos da massificação do OLED em tudo o que é mercados, além dos smartphones e tablets. A tecnologia está finalmente a ficar extremamente barata, e madura, e por isso mesmo, é agora possível produzir em quantidades absolutamente incríveis, para dar origem a todo o tipo de produtos.
É por isso que já temos algumas fabricantes praticamente desconhecidas a apostar em monitores OLED, e agora vemos a Samsung a apostar em dois monitores ultra-wide, de 49” e um aspeto de ecrã de 32:9, ambos equipados com ecrãs QD-OLED, ou seja, a mesma tecnologia que dá vida à melhor TV do mercado da atualidade.
Samsung vai lançar dois monitores gigantes com painéis QD-OLED
Portanto, a CES 2023 está a começar, e por isso, a Samsung, e ademais rivais, estão a demonstrar o que têm para oferecer neste novo ano.
É por isso que a gigante Sul-Coreana começou as hostilidades com o monitor Odyssey G95SC!
O primeiro monitor de 49” e formato super ultra-wide (32:9) com um ecrã OLED à mistura capaz de ir aos 240Hz. Um monitor que se junta assim ao já anunciado, mas ainda não lançado Odyssey G8 QD-OLED de 34”, capaz de ir aos 175Hz, que foi anunciado durante a IFA 2022.
O que separa estes monitores de tudo o resto?
Bem, enquanto 90% de todos os monitores OLED do mercado utilizam um painel LG OLED… Estes meninos Odyssey utilizam tecnologia proprietária da gigante Samsung, ao optarem por painéis QD-OLED, em vez de OLED! Qual é a diferença? Bem, sem entrar em tecnicismos, estes monitores QD-OLED têm um maior potencial de brilho, e por isso mesmo, de maior contraste.
Dito tudo isto, pessoalmente, já tive a oportunidade de utilizar 3 monitores super ultra-wide na minha vida, todos eles com 49”, um rácio de 32:9 e uma resolução de 5120*1440. Entretanto mudei para um monitor OLED de 42”, e para um monitor secundário curvo de 32”. Mas… Sou muito sincero, eu até começo a salivar a pensar na possibilidade de um ecrã curvo de 49” QD-OLED. Só tenho medo do preço, que claro está, ainda não foi anunciado.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!