Como deve saber, Avatar 2 é, contra algumas expetativas, um tremendo sucesso de bilheteira, sendo um dos únicos filmes a ser capaz de crescer em receitas, na sua terceira semana de exibição.
Caso não saiba, é um projeto que já está muito perto dos 1.5 mil milhões de euros de receitas, e pelos vistos, não só ultrapassa Top Gun: Maverick, como até já começa a ameaçar o primeiro filme da saga, lançado há qualquer coisa como 12 anos atrás.
Dito tudo isto, não é novidade para ninguém que James Cameron tem o toque de Midas. Afinal, é o responsável por Titanic, Aliens, Exterminador Implacável, e claro, Avatar!
Mas… Neste caso, é um sucesso que faz pouco sentido! Vamos tentar perceber porquê?
Avatar 2 é um sucesso que não faz o menor sentido!
Portanto, apesar de todo o sucesso do primeiro, e agora do segundo filme, a verdade é que não existe um grupo de fãs acérrimo, destas criaturas azuis, como existe de filmes da Marvel ou da DC.
Ou seja, se perguntar a alguém aleatório na rua, “Qual é o seu filme favorito?”, é muito provável que a resposta não seja Avatar.
Dito isto, mesmo que esse grupo de fãs existisse, ficaram em banho-Maria desde 2009, altura em que o primeiro filme chegou aos cinemas.
Ainda assim, estamos a falar de uma saga extremamente lucrativa, que apesar de não ser considerada por muitos fãs como algo “favorito”, ou “marcante”, é um tremendo sucesso de bilheteira, ao conseguir subir as receitas semana após semana. Estamos também a falar de um segundo filme que chega aos cinemas mais de 12 anos após a estreia do primeiro, e que temos de ser honestos, é um projeto que nunca primou por ter uma história incrível, ou pelo menos inovadora.
Podemos até dizer, que para a história à nossa frente, os filmes são demasiado longos, e demasiado focados nos efeitos especiais. Infelizmente, apesar de não achar que sejam maus filmes, são projetos cheios de “clichés”, em que os “Bons” ganham porque são “Bons”, e os “Maus” perdem porque são “Maus”.
Mas… Ao que tudo indica, é isto que o povo gosta! Os consumidores, que normalmente tanto se queixam dos efeitos especiais, estão a esgotar todas as sessões 3D, IMAX ou até 4DX, para experienciar a “obra prima” de James Cameron.
Aliás, neste momento estou 100% à espera que muitos outros estúdios tentem replicar a fórmula de Avatar 2. Tudo para chegar a este nível de sucesso, e claro, de receitas.
Ademais, o que acha sobre tudo isto? Já viu o filme? Acha que existe uma razão, ou várias razões para este estrondoso sucesso? Ou isto é apenas um efeito do grande esforço de marketing? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!