Num mundo em que o preço dos combustÃveis muda todas as semanas, normalmente para valores mais altos, é importante saber o que fazer para tentar poupar alguns trocos. Pois bem, todos nós temos uma ferramenta que nos pode ajudar nesta missão, instalada no nosso smartphone.
Estamos a falar do Google Maps, que ao longo dos últimos tempos tem evoluÃdo de uma forma absolutamente incrÃvel, sendo cada vez mais uma app que serve para tudo, em vez de ser uma simples aplicação focada em nos levar do Ponto A para o Ponto B. Afinal de contas, o Google Maps é agora capaz de identificar a rota mais amiga do depósito do seu automóvel em qualquer percurso, e se quiser, esta pode ser a rota preferida, sempre que quiser ir para algum lado.
Google Maps tem função que deve ligar para poupar combustÃvel
Portanto, a coisa é muito simples, a app é capaz de identifica a rota mais amiga da eficiência de combustÃvel entre as disponÃveis. Mas, claro, esta pode não ser a rota mais rápida. No meu caso, se quiser ir neste momento para Lisboa, a rota mais amiga do ambiente e da minha média de combustÃvel, é também a mais lenta, com uma diferença de 9 minutos. Porquê? No meu caso é simples, das três rotas possÃveis, uma é totalmente feita pela Nacional, outra é metade Nacional e metade Autoestrada, enquanto a terceira, e mais rápida, é 90% autoestrada.
Como é óbvio, apesar de mais rápida, como anda a velocidades superiores ao “normal”, rotas com autoestradas tendem a gastar mais combustÃvel. Ou no caso de um automóvel elétrico, mais bateria.
Dito isto, qualquer app de navegação vai sempre apresentar, por defeito, a rota mais rápida. Por isso, se quiser a mais eficiente, vai ter de escolher no ecrã apresentado em cima, ou pode configurar o Maps para preferir sempre a escolha amiga do consumo, a partir do menu em baixo, dentro das Configurações. (Basta ir a Definições, e posteriormente Definições de Navegação).
Neste mesmo menu, tem umas outras opções que podem, ou não, ser interessantes para si e para o seu automóvel.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Vai dar jeito? Ou vai sempre preferir a rota mais rápida? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!