Android 14 pode aprender com a Samsung e a Xiaomi

A Samsung e a Xiaomi possuem as melhores interfaces do mercado. Isto porque para além de toda a componente estética disponibilizam várias funcionalidades para os utilizadores. De facto, em muitos casos vão para além do que o sistema operativo da Google oferece. Assim seria muito bom que o Android 14 fosse buscar algumas coisas ao One UI da Samsung e ao MIUI da Xiaomi.

Android 14 pode aprender com a Samsung e a Xiaomi

Colocar aplicações a dormir

Outra funcionalidade que faz todo o sentido no Android 14 é a capacidade de colocar aplicações não utilizadas a dormir. Ninguém gosta quando as aplicações são executadas em segundo plano sem motivo, por isso colocá-las a dormir impede-as de ocuparem funções no smartphone, como a vida útil da bateria, RAM e poder de processamento.

android 14 samsung

Existem aplicações de terceiros na Play Store que pode descarregar e que replicam esta funcionalidade. No entanto muitas vezes não são fiáveis e podem por vezes causar problemas não intencionais. Uma característica incorporada seria ideal.

É possível que queira manter algumas das suas aplicações bloqueadas para maior privacidade, como a galeria, aplicações bancárias, aplicações de investimento, rastreadores de períodos, aplicações de encontros e aplicações de mensagens.

Bloquear apps individuais

Atualmente, o Android não possui uma funcionalidade que permita bloquear aplicações individuais com uma palavra passe. Pelo menos da mesma forma como os smartphones Xiaomi permitem.

Android 14 novidades xiaomi

O bloqueio de aplicações dá-lhe essa tranquilidade que mesmo que alguém consiga furar o ecrã de bloqueio. Desse modo não serão capazes de aceder a certas aplicações que quer manter privadas.

Verificar a saúde da bateria

À medida que continuamos a utilizar o smartphone durante anos a fio, a saúde geral da bateria deteriora-se. Isto significa que já não consegue manter tanta carga como antes. Por outras palavras, limita a capacidade total da bateria devido ao desgaste natural do hardware.

Pode verificar a saúde da bateria nos iPhones, mas não existe essa funcionalidade no Android. Idealmente, a sua bateria deve manter cerca de 80% da sua capacidade máxima após 800 ciclos de carga. Por isso, se carregar o smartphone uma vez por dia, vai querer substituir a bateria a cada dois anos.

Preferências de Publicidade

Não passou muito tempo desde que a Google anunciou o My Ad Center. Um local onde pode ajustar as suas preferências de publicidade. Tudo com o objetivo de ver mais ou menos de uma determinada categoria de anúncios. É uma ótima ferramenta, mas a maioria das pessoas desconhece que existe porque ainda não está integrada no Android. Se houvesse um menu nas definições do dispositivo para aceder a esta função tudo seria mais simples.

Mais personalização no ecrã de bloqueio

O Android é conhecido por ser mais personalizável. No entanto, mais recentemente, os iPhones têm vindo a ganhar este título ao ponto de agora terem uma melhor personalização do ecrã de bloqueio. No iOS, pode alterar o estilo do relógio, fonte e cor, e também adicionar widgets úteis.

O mais recente One UI 5 da Samsung também permite fazer muito mais coisas. No entanto, o Android, por defeito, não. Assim faz sentido que o Android 14 tenha novas opções para personalizar o ecrã de bloqueio.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também