Chave de carro digital Android: o que é e como funciona

Foi com o Android 12 que a Google introduziu novas funcionalidades com o objetivo de melhorar a experiências dos condutores. Uma delas foi a Chave de carro digital Android. Garante logo à partida um acesso mais fácil ao automóvel, desde que tenha o smartphone no bolso. Mas o que é isto e como funciona?

Chave de carro digital Android: o que é e como funciona

O que é?

A Chave de carro digital Android é uma tecnologia que está presente em alguns dispositivos Android a partir da versão 12. Na prática permite transformar o seu smartphone Android na chave que utiliza para abrir o seu automóvel e também para o ligar. Na prática é a resposta da Google ao que a Apple lançou em 2020. Dito isto, pode utilizá-la para abrir, fechar ou ligar o automóvel. Em termos comparativos acaba por ser um bocadinho como o nosso smartphone com MBWay. Já não temos de andar com os cartões no bolso. Podemos utilizar o telemóvel para fazer o pagamento.

Chave carro digital Android

Como funciona este sistema?

Para este sistema funcionar não basta ter um smartphone com o Android 12. Assim o automóvel também tem de suportar esta função.

Para a Chave de Carro Digital Android funcionar num automóvel, o fabricante deve primeiro criar as condições para que seja possível. No nível mais fundamental, isto envolve que o sistema de acesso ao carro seja compatível com o NFC (Near-Field Communication) e, mais recentemente, com a tecnologia UWB (Ultra-Wide Band). Para além disso o automóvel tem de suportar e implementar as normas técnicas necessárias para o tornar possível.

Ao nível do smartphone, também deve suportar NFC ou UWB. Tanto o UWB como o NFC são protocolos de comunicação de curto alcance semelhantes ao Bluetooth e ao Wi-Fi, embora funcionem de forma diferente. Os dispositivos NFC e UWB podem enviar e receber dados numa curta distância a velocidades consideráveis.

Chave carro digital Android

Então, basicamente, para que toda a configuração funcione, o seu smartphone Android, fala com o seu carro, dizendo-lhe: “Olá, sou eu, e aqui estão as minhas credenciais de dono do carro.” O seu automóvel recebe os dados comunicados, revê-os e concede ao proprietário o acesso. Tudo isto acontece em segundos. Funciona da mesma forma como os sistemas de pagamento móveis baseados em NFC, como o Samsung Pay ou o Google Pay.

No entanto, há uma pequena diferença entre como a tecnologia NFC e UWB funcionam no que diz respeito a garantir-lhe acesso ao seu carro. O NFC tem um alcance mais curto e eficaz. Embora o NFC seja suposto ser contactless, na maioria das vezes é mesmo necessário encostar o equipamento a um dispositivo compatível para partilhar dados. Por isso, provavelmente terá de tocar na pega da porta do seu carro.

A UWB, por outro lado, tem um alcance mais longo. Embora seja teoricamente possível trocar dados através da tecnologia UWB num raio de 200 metros, na prática funciona até 10 metros. Já que estamos a falar de uma chave de carro digital, 10 metros é mais do que suficiente. Isto significa que pode ter o telemóvel no bolso e ir até ao seu carro enquanto ele se desbloqueia automaticamente.

Que fabricantes suportam esta tecnologia?

Infelizmente existe uma taxa de adoção bastante lenta por parte dos fabricantes de automóveis. Quando a Apple anunciou a função Apple Car Key, a BMW foi o parceiro-chave na fase piloto do programa. Mais de um ano depois, ainda é apenas a BMW que investiu fortemente na tecnologia. Embora marcas como a KIA tenham demonstrado interesse em adotar este sistema tudo está a andar lentamente.

A história não é diferente para o mundo Android. Por enquanto, o único fabricante de automóveis que está a investir muito nesta tecnologia é também a BMW. Ainda assim a Google quer levar tudo isto a fabricantes como a General Motors, Hyundai, Honda e Volkswagen. No entanto a implementação ainda se encontra em fase inicial.

Este sistema é seguro?

Usar o smartphone para abrir o seu carro parece um potencial risco de segurança. Em teoria, é. No entanto, há vários sistemas que impedem que as pessoas possam roubar o seu carro. Veja o NFC, por exemplo. É teoricamente possível clonar os dados do NFC. No entanto, o seu curto alcance eficaz funciona a seu favor. Além disso, podem ser implementados sistema de autenticação poderosos.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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