A mudança para os carros elétricos está a trazer ao mercado novos problemas para as grandes fabricantes de automóveis resolverem. Afinal de contas, o que muitos compradores procuram neste mercado é, acima de tudo, a autonomia. Contudo, alcançar algo realmente interessante requer uma eficiência que simplesmente ainda não existe, ou não existia, no mundo elétrico.
Pois bem, existe uma fabricante chinesas, a Aion, que por sua vez garante ter atingido um novo recorde de eficiência para veículos capazes de serem produzidos em massa. O segredo está na resistência ao ar!
Aion Hyper GT 2023 ultrapassa a Mercedes e a Tesla com coeficiente de arrasto menor do mercado, apenas 0.19Cd!
Em comparação, o famoso Mercedes-Benz EQS atinge um coeficiente de arrasto de 0.20Cd e o Tesla Model S fica atrás com 0.208Cd. Para o recorde acontecer, o Hyper GT 2023 está baseado no design “vento e água”, com uma superfície super lisa, formas arredondadas e pormenores como as maçanetas das portas niveladas para um exterior mais aerodinâmico possível.
Onde os olhos não alcançam também temos muitas surpresas. Debaixo do carro temos uma secção inferior com condutos de ar ativos e um spoiler traseiro ativo de 1.465 mm de largura.
Aion Hyper GT 2023 chega ao mercado em 2023!
Pois bem, o novo carro de topo da Aion tem a data para venda ao publico até ao final de 2023. Contudo, o preço ainda não foi oficializado pelos chefes da empresa, mas rumores surgem com preços a rivalizar o Xpeng P7 ou seja a rondar os 40.700€.
Vamos aos números?
Então saiba que o que potência o Hyper GT é baseado na plataforma AEP 3.0 da Aion e apenas conta com um motor elétrico na parte traseira do modelo. A nível de potência vai contar com mais de 335 cv de potência e 429.8 nm de binário.
No papel, a empresa informa que isto é capaz de impulsionar o modelo dos 0-100 km/h em apenas 4 segundos!
No entanto, os detalhes do pack de baterias e a autonomia final ainda estão reservadas. Ao que tudo indica, para perto da introdução deste 100% elétrico no mercado Chines.
Ademais, o que pensa sobre os modelos 100% elétricos? Partilhe connosco a sua opinião sobre o coeficiente de arrasto nos comentários em baixo.