Como já dissemos hoje noutra notícia, para a revolução elétrica ter sucesso, é preciso uma evolução a sério no mundo das baterias, de forma a que estas consigam oferecer uma maior capacidade de armazenamento de energia, velocidades de carregamento mais altas, e claro, uma maior durabilidade.
Pois bem, uma startup Suíça garante agora ter uma nova tecnologia para carros elétricos, capazes de garantir uma carga completa em apenas 120 segundos. Na prática, desta forma, carregar um carro elétrico não seria muito diferente de atestar um carro a Gasolina ou a Gasóleo.
Baterias recarregáveis em segundos? É o futuro dos carros, smartphones, portáteis, etc…
Portanto, como o carro elétrico é muito provavelmente o futuro do mundo automóvel, está a existir um investimento muito considerável de tempo, e de dinheiro, por parte de várias equipas espalhadas pelo globo. Dentro deste ‘mundo’, temos a Morand, uma startup Suíça, que pretende revolucionar a forma como olhamos para uma bateria, especialmente no mundo da mobilidade elétrica.
É uma empresa que está imediatamente apontada a uma das maiores fragilidades do carro elétrico… O tempo de carregamento, que hoje em dia, varia bastante de modelo para modelo, e claro, de carro para carro.
De forma muito resumida, a startup está agora a falar do desenvolvimento da nova bateria eTechonology, por sua vez capaz de carregar até aos 80% em apenas 72 segundos, e até aos 98% em 120 segundos. Para alcançar estes resultados, a empresa apresentou uma bateria de 7.2kW, com um carregamento de 900A/360kW.
Como é que se chegou a este resultado?
Bem, para começar, este tipo de bateria utiliza menos matérias-primas essenciais, como é o caso do lítio e do cobalto. Em vez disso, na sua composição encontramos uma pequena quantidade de lítio, bem como alumínio, grafeno e carbono.
Entretanto, em termos de durabilidade, a empresa afirma que graças ao sistema composto por célula HUC, esta bateria é capaz de ultrapassar os 50 mil ciclos de carga descarga, sem uma degeneração significativa das células. Curiosamente, já existem baterias em teste com cerca de 70 mil ciclos. Para ter ideia do que isto significa, se carregar o seu automóvel todos os dias, estas baterias garantem um ciclo de vida de mais ou menos 136 anos.
Quando é que isto chega ao mercado?
Esta é a pergunta do milhão de euros! A Morand quer angariar investidores e parceiros, de forma a levar este projeto a um outro nível. Ou seja, ainda falta angariar investidores, e passar para a parte da produção em massa. Talvez daqui a 5~6 anos? Se tudo correr bem? Talvez mais? Quem sabe?
Obviamente, que esta revolução não muda apenas o mundo automóvel. Este tipo de bateria pode fazer o seu caminho para os smartphones, portáteis, trotinetes, bicicletas, etc… Consegue imaginar ter uma carga completa, no seu smartphone, em apenas 5 segundos?
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