Postos de carregamento vão ser substituídos por estradas!

O site Businesswire avançou com uma informação interessante e bastante revolucionária. Falo do primeiro projeto público na Alemanha que consiste na criação de uma estrada que permite carregar veículos elétricos sem fios. Isto é sem dúvida algo inovador e pode ser o maior impulsionador para a venda de automóveis elétricos. Pode significar também o fim dos postos de carregamento que serão substituídos por estradas.

Postos de carregamento vão ser substituídos por estradas!

Esta solução está a ser fornecida pela Electreon. É uma empresa que fabrica soluções de carregamento sem fios para veículos elétricos (EVs). A tecnologia indutiva da empresa ganhou prémios e é uma das formas mais ecológicas, escaláveis e atrativas de carregar dispositivos.

Model S Plaid, Tesla aumentou, postos de carregamento estradas

Esta tecnologia carrega os veículos dinamicamente (enquanto se movem) para carregar os veículos de forma rápida e segura.

Entretanto a tecnologia chega em duas fases na cidade de Balingen. A primeira fase irá estabelecer um caminho de 400 metros com duas estações de carregamento estáticas. Na segunda fase, serão adicionados 600 metros de estrada elétrica.

Este plano surge depois de um projeto piloto de sucesso da tecnologia Electreon em Karlsruhe, que foi feito em parceria com a EnBW. Uma estrada eletrificada que alimenta um autocarro público nas proximidades durante as horas de ponta. Como parte do acordo, a Electreon receberá até 3,2 milhões de euros (cerca de 3,4 milhões de dólares) para este projeto em Balingen para criar uma infraestrutura de carregamento sem fios dinâmica e estática.

Este projeto que ainda está em desenvolvimento pode significar uma verdadeira revolução no mundo dos veículos elétricos. É que em muitos casos a grande dor de cabeça são as estações de carregamento, sobretudo ao nível de disponibilidade. Se passarem a ser as estradas a carregar os veículos elétricos enquanto conduzimos estes automóveis ganham até vantagem sobre os movidos a combustível. Assim isto pode mudar o mercado para sempre e ser a machada final nos veículos a combustão.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também