Muito provavelmente, ainda se lembra das declarações de personalidades importantes do mundo do turismo, a afirmar que o setor precisava de milhares de empregados para o verão, e alturas festivas. Provavelmente, nessa altura riu-se e disse “se os ordenados fossem aumentados, se calhar não existia essa necessidade tão grande”.
Pois, o problema é que este fenómeno não é local, é mesmo generalizado! Existe mesmo nas grandes cadeias, onde podemos encontrar ordenados acima da média. É exatamente por isso que este mercado está agora a olhar para a automatização de tarefas importantes, em vez de andar à procura de mão de obra.
O futuro dos hotéis pode muito bem estar nos robôs!
Portanto, se porventura já utilizou um AirBnB, é muito provável que já tenha entrado num quarto, e saído, sem qualquer interação humana, com a porta a ser aberta por um código pessoal, que é mudado cada vez que se troca o hóspede. Isto já é o exemplo de automatização, não existindo necessidade de uma recepção propriamente dita. Mas o futuro é mais mais interessante que isto, visto que até a limpeza, e confecção de alimentos, pode passar totalmente para robôs.
É exatamente por isso que o Garden City Hotel de Long Island já investiu em dois gigantes aspiradores robô, cada um a custar cerca de 30 mil euros, para a limpeza a fundo de todos os quartos. Um investimento avultado, mas que verdade seja dita, já está pago pelos mesmos, na poupança de ordenados. (Imagine Roombas gigantes da iRobot, a limpar dezenas de quartos num só dia, em que o staff apenas precisa de meter água, e trocar sacos do lixo).
Curiosamente, esta indústria até aumentou os ordenados em 25%, e oferece uma maior flexibilidade horária. No entanto, continua a ser uma luta encontrar empregados de qualidade, para todas as vagas disponíveis. Sendo exatamente por isso que é muito provável que nos próximos anos exista um grande avanço em automatização de serviços. Isto, desde os mais simples, aos mais complexos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será o futuro? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!