iPhone: Está sem espaço? Estas são as soluções possíveis

iPhone: Está sem espaço? Como deve imaginar, o armazenamento é um problema em qualquer ecossistema! Tudo, desde as fotos que partilhamos nas redes sociais, até aos jogos que vamos jogando nos tempos mortos do nosso dia-a-dia, está a aumentar de qualidade. O que significa isto? Mais espaço ocupado! Isto acontece no seu computador desktop, no portátil, no tablet, e claro, no seu smartphone.

Mas claro, como é óbvio, isto é inegavelmente um problema maior no seu smartphone, visto que durante muitos e longos anos, as grandes fabricantes andaram a vender aparelhos de gama média/alta, ou mesmo topo de gama, com quantidades bastante pequenas de armazenamento interna.

No caso do iPhone, além de pouco armazenamento nos modelos base (os mais vendidos), temos ainda um outro problema, que é a incapacidade de meter um cartão microSD para estender a capacidade.

Não recebeu um iPhone 14 Pro no sapatinho neste Natal? Então é provável que tenha um iPhone com 64GB de armazenamento interno, o que é obviamente curto no final de 2022. O que fazer?

iPhone: Está sem espaço? Estas são as soluções possíveis

Portanto, existem mesmo algumas soluções à sua disposição antes de trocar de telemóvel, andar a fazer backups todos os dias para o seu computador, ou fazer uma subscrição no iCloud para mais espaço de armazenamento na nuvem.

Vamos dar uma volta ao seu armazenamento interno? O foco aqui é só um… Fotos e Vídeos!

Afinal de contas, onde é que vê mais vídeos e fotos? Nas apps de comunicação como o WhatsApp, iMessagens, Facebook Messenger, etc… Fotos, que claro está, têm de ficar armazenadas em algum lado. É aqui que vamos buscar muitos e bons gigas, após uma boa limpeza.

Dito isto, antes de começar a apagar como se fosse altura da limpeza de primavera, é sempre boa ideia fazer um backup com o seu iPhone ligado ao PC. Nunca se sabe o que pode acontecer.

iPhone

Dito isto, em vez de ir à procura de fotos e vídeos, ficheiro a ficheiro, o ideal é ir ao álbum e organizar as coisas por tipos, e depois por tamanho. Aqui vamos olhar com olhos de ver para os vídeos, porque é muito provável que tenha ficheiros muito antigos, que provavelmente já nem sabia existir, e que hoje em dia não servem para nada.

Depois é boa ideia também olhar para as fotos, especialmente para as tão famosas screenshots, que costumam estar numa pasta à parte, e que provavelmente já não interessam para nada. (Uma screenshot é sempre importante para captar informação no momento. Mas fica quase sempre esquecida na memória do aparelho, para nunca mais ser vista).

Depois de tudo selecionado, carregue no ícone do lixo. Posteriormente vá à pasta de recentemente apagados, e volte a apagar tudo. (Se o não fizer, tudo o que apagou vai ficar na ‘Reciclagem’ durante 30 dias)

Depois dos álbuns despachados, vamos às apps de conversação, e vamos limpar o desnecessário.

Precisa de mais espaço?

Por fim, vá a Definições, Geral, Armazenamento, e veja o que está ocupado e pelo quê. Por exemplo apps mais pesadas, como jogos que se calhar já nem joga há algum tempo. É altura de apagar.

Entretanto, pode também optar por soluções de armazenamento na nuvem, como é o caso do Google Fotos, que oferece 15GB gratuitos. Hoje em dia já não é muito, mas pelo menos é de borla.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também