RPCS3: Emulador já executa TODOS os jogos!

O mundo dos emuladores é sempre complicado, porque como deve imaginar, o software que dá vida a uma consola, além de proprietário, é feito a pensar para a combinação muito específica que cada fabricante escolheu para cada modelo daquela geração de consolas. O que é um emulador afinal? É um programa que tenta simular o ambiente de uma dada consola, em cima de hardware extremamente diferente.

Isto é ainda mais verdade no caso da PlayStation 3, que foi baseada em hardware extremamente diferente do normal, e por isso, extremamente complexo para os estúdios de desenvolvimento da altura. Um nível de complexidade, que claro está, ainda existe nos dias que correm, mesmo passados mais de 15 anos desde o lançamento da velha consola da Sony.

Cell, PS3

Ainda assim, ao longo dos últimos tempos, a equipa responsável pelo desenvolvimento do emulador mais popular de jogos PS3 (RPCS3), tem feito coisas absolutamente incríveis.

RPCS3: Emulador já executa TODOS os jogos!

PS3

Portanto, dizer que executa todos os jogos algumas vez lançados para a PlayStation 3, não significa que o faça de forma perfeita. Ainda existem muitos e bons jogos com problemas, que claro, têm correções planeadas.

Em suma, não existem emuladores perfeitos, mas, como deve imaginar, a evolução do RPCS3 tem sido espantosa. Sendo exatamente por isso que um dos muitos focos da equipa em 2022, tem sido o suporte a 100% de jogos como Uncharted 2 e 3, Metal Gear Solid 4, e God of War 3.

Caso não conheça o projeto, estamos a falar de um emulador Open-Source, escrito em C++ para Windows, Linux e BSD. Foi inicializado por DH e Hykem, e está disponível no GitHub.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já experimentou o emulador de PS3 no seu computador? Partilhe connosco a sua opinião e experiência na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também