Ainda se lembra da loucura do DevKit da PlayStation 5, alguns meses antes do lançamento da consola de ‘nova geração‘? Tivemos logos muitos sonhadores a falar de que o design seria parecido, e que por isso mesmo, iriamos ter uma consola baseada num V (5 em numeração romana). Como é óbvio, também tivemos muito falatório acerca das especificações técnicas, e capacidade de refrigeração da consola.
Mas, como é óbvio, estes kits nunca têm as mesmas exatas especificações comparativamente à versão final. Servem para permitir às equipas de desenvolvimento desenvolver um projeto, ao mesmo tempo que vão percebendo qual é o limite do hardware real.
Dito tudo isto, o DeVKit da PS4 Pro apareceu agora na Internet, equipado com um APU de 16nm, 16GB de memória GDDR5, e um sistema de refrigeração absolutamente incrÃvel, e bem diferente da consola que podemos encontrar agora nas prateleiras.
Viu o DevKit da PS5? E o da PS4 Pro? Pode ver agora!
Portanto, um devkit da Sony PlayStation 4 Pro apareceu na Internet, demonstrando tudo aquilo que a Sony estava a preparar para a versão pro da sua velha PS4. Um pedaço de tecnologia que só apareceu agora, pela primeira vez, na Internet.
Porquê só agora? É simples, é suposto que os utilizadores comuns, ou até mesmo nós que lidamos com tecnologia todos os dias, nunca ponhamos os olhos neste tipo de hardware. A forma como a Sony desenvolve, e testa os seus produtos, deve permanecer sempre um segredo dos Deuses.
Um bom exemplo disto é a presença de 16GB de memória GDDR5 unificada, num array de 16 chips de 1GB cada. Isto enquanto a PS4 ou a PS4 Pro contam “apenas” com 8GB de memória. Outro exemplo é o uso de uma ventoinha de 7mm da Nidec, pensada apenas e só para melhorar, e bem, o arrefecimento da consola. Por fim, temos ainda dois “heat pipes” em bom Português, “Tubos de Calor”, que servem para redirecionar e dissipar o calor dos componentes mais importantes da consola.
Curiosamente, o APU deste kit de desenvolvimento é muito similar ao SoC de 16nm que podemos encontrar na PS4 Pro que chegou ao mercado. Contudo, o número de série é diferente.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!