Como deve imaginar, na Leak.pt, temos sempre alguns e-mails, ou até mensagens nas nossas redes sociais pessoais a pedir ajuda para a compra de tecnologia, mais concretamente computadores ou smartphones. Parece chato? Bem, não é! É uma coisa que nos enche a alma de coisas boas, visto que há sempre alguém que acaba por valorizar as nossas opiniões, por vezes mais “pesadas” (mas verdadeiras) comparativamente a outros meios do mundo tech português.
Dito isto, enquanto a coisa nos computadores tem sido muito mais suave entre 2020 e 2022, tal não foi o aumento do preço dos componentes, mais concretamente nas placas gráficas… A verdade é que a procura por smartphones parece ter sido muito similar ao longo deste último ano, em todas as gamas.
- Recebeu um smartphone Xiaomi este Natal? Veja isto!
- (Análise) Xiaomi Smart Band 7 Pro: O que vale ser Pro?
Mas… Nas gamas mais baixas e médias, temos uma fabricante vitoriosa! A Xiaomi! Como vai ser 2023?
Portanto, ao contrário de um passado recente, em que poderia sugerir um aparelho de qualquer marca, em qualquer gama de preço, em 2022 a minha língua (ou dedos no teclado), refugiaram-se sempre nas palavras ‘Redmi‘ e ‘Poco‘, para dar dicas aos consumidores menos endinheirados, mas ainda assim, com elevados níveis de exigência.
Especialmente na gama de preços reinada pelo Redmi Note 11, e todas as suas variantes. Este smartphone vendeu que nem pãezinhos quentes!
Isto é uma prova de um excelente trabalho da Xiaomi, e claro, de uma falta de leitura de mercado das restantes gigantes do mundo Android.
Sim, a Xiaomi cometeu alguns erros, mais concretamente no preço de lançamento do Redmi Note 11 Pro, que na minha opinião, chegou às prateleiras a um preço exagerado. Mas aqui também temos de dar valor à marca, que passados 3 ou 4 meses, já tinha posto o preço num nível “normal”, e na verdade, extremamente apelativo.
Em suma, claro que continuam a existir alternativas no mercado, vindas de todas as marcas nestas gamas mais baixas. Contudo, é completamente inegável que a Xiaomi fez bem as coisas, e tem produtos de qualidade incrível entre os 150 e os 400€. Sendo agora a bandeira destas mesmas gamas. Produtos que graças ao bom nome da fabricante, saltam à vista dos consumidores, passando um nível de confiança simplesmente incrível.
Sim, confiança!
O que quero eu dizer com isto? Bem, no passado, este tipo de utilizadores iria sempre preferir um Galaxy M ou A, de gama baixa, sentindo alguma desconfiança das submarcas da Xiaomi. Isto, hoje em dia, já não acontece! A Xiaomi conseguiu enraizar-se nas mentes dos Europeus, especialmente dos Portugueses.
Ficando assim ao nível dos grandes nomes do mercado.
Quais são os próximos passos?
A Xiaomi precisa de continuar esta estratégia de dividir para conquistar. Mas, ao mesmo tempo, visto que é conhecida como a “marca barata mas muito boa”, tem de ter cuidado nas gamas mais altas.
O Xiaomi 13 tem de ser apelativo, à sua própria maneira. Não pode, nem deve, chegar ao mesmo exato preço do Galaxy S23, ou iPhone 14 Pro. A conquista é feita por fases!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!