O bloqueio de anúncios publicitários através do uso dos muitos adBlockers disponíveis na Internet, ainda é uma área um pouco cinzenta da Internet nos dias que correm. Afinal de contas, apesar do exagero de anúncios um pouco por tudo o que é site ou plataforma, a verdade é que esta é uma das únicas formas das equipas gestoras destes meios fazerem algum dinheiro ao fim do mês.
Até nós, na Leak.pt, vivemos dos anúncios que vão aparecendo, seja via Google, ou aqueles que metemos manualmente em cada página e subpágina. Aliás, não é por acaso que muitos browsers vão perder capacidades de bloqueio em 2023… Especialmente os que estão debaixo do domínio de software Google.
Sendo exatamente por isso que é estranho, e ao mesmo tempo assustador, ver o FBI a recomendar o uso de um adBlock no PC ou Smartphone.
Até o FBI já recomenda o uso de AdBlock!
Portanto, o FBI lançou uma nota pública, durante esta semana, a aconselhar os consumidores que talvez seja boa ideia começar a utilizar um adBlock nos nossos aparelhos eletrónicos, de forma a fugir a alguns dos novos esquemas apresentados no Web.
Sabe porquê? É que alguns hackers estão a comprar espaço de anúncios no ecossistema Google, de forma a conseguir meter os seus sites, ou apps, em sítios de destaque na Internet. Assim, como estes espaços aparecem sempre no início das páginas de pesquisa, os utilizadores tendem a confiar nos links, ou imagens, e por isso, acabam a fazer download de malware.
Na verdade, o uso de um adBlock vai adiantar de pouco, sendo uma situação muito parecida à de um antivírus. Afinal, qual é a maior/melhor proteção que pode utilizar? É o bom senso! Precisa de um programa? Vá a sítios fidedignos! Precisa de uma App? É a mesma coisa. Não ande a carregar em links à toa.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!