Todos nós já passámos por isso. Começa a chegar a famÃlia e alguém nos diz passado um pouco. Olha o meu PC está a patinar. Como é que posso resolver o problema? E quem diz PC, diz smartphone, tablet ou outra coisa qualquer. Dito isto, vamos dizer-lhe como pode sobreviver sendo o especialista em tecnologia da famÃlia neste Natal. Isto ao mesmo tempo que deixamos todos felizes.
Natal: como sobreviver sendo o especialista da tecnologia
É importante ser claro e direto com a sua famÃlia sobre a questão dos limites. Informe-os de que está disposto a ajudar nas questões tecnológicas, mas que também tem outras responsabilidades e compromissos.
Dito isto, pode definir limites no tempo que está disponÃvel para ajudar em questões tecnológicas. Por exemplo, pode oferecer-se para ver uma determinada questão mais ao fim da tarde.
Seja como for a pior parte de estar preso ao suporte técnico da famÃlia é que enquanto todos comem o “assistente” vai estar a configurar o PC do afilhado, o smartphone do Avô e o tablet da Avó. Uma boa ideia para tornar este processo mais rápido é se as pessoas que estão a ser ajudadas estiverem perto de si. Em alguns casos pode tornar o processo mais rápido porque não tem de estar a parar o que está a fazer para ir a outra divisão da casa fazer uma questão sobre uma password ou qualquer outra coisa.
Todos se ajudam
Todos se podem ajudar. Se uma pessoa é o especialista “técnico” da famÃlia, então os outros elementos devem ter as suas próprias habilidades, certo? Que tal alguma ajuda para fazer o IRS?
Prometa ajudar mais tarde
O dia de Natal é para se conviver e descansar. Assim pode ser uma boa ideia deixar as ajudas para depois. Mesmo que não estejam justos existem várias formas de ajudar como o Skype, Zoom e outras formas. Então combina a ajuda para outra altura.
Seja honesto se não sabe
Por vezes queremos tanto ajudar que depois temos de andar à procura das soluções. Isto só para não deixarmos as pessoas com problemas. Ainda assim por vezes mais vale “mancharmos” a nossa reputação do que estarmos a perder o dobro do tempo a informarmo-nos sobre uma solução que não conhecemos.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!