As duras regras sobre o CO2 tem colocado imensa pressão sobre as fabricantes automóveis, e como é óbvio, apesar do inegável crescimento, a Hyundai é uma delas. Além disso, a também inegável preferência dos consumidores por modelos SUV, faz com que muitas das fabricantes optem por cancelar modelos icónicos.
Infelizmente, segundos novas informações, tudo indica que é mesmo o fim do modelo i30 estilo hatchback na Europa!
O seu sucessor? Supostamente… Vai ser o novo Hyundai Kona (Kauai). Ainda sem confirmação da empresa sobre isto a verdade é que “onde há fumo há fogo”.
Vendas inferiores comparativamente aos modelos SUVs é uma razão forte!
Pois bem, tal como foi dito acima, as fabricantes automóveis acompanham a tendência de compra dos consumidores. Ou seja, com um aperto nas emissões de CO2, e uma maior procura em carros de estilo SUV, é natural que os pequenos utilitários estejam em fase de extinção na Europa.
Aliás, nem é a primeira vez que ouvimos falar de desaparecimento deste tipo de automóveis, como é o exemplo dos muitos rumores à volta do Class A da Mercedes, A1 e A3 da Audi, e claro, até o Golf da VW.
Pronto para números?
Pois bem, a Hyundai vendeu cerca de 50.000 modelos do i30 na Europa em 2021. Um número semelhante aos resultados de 2020, mas que ficam aquém das 75.000 unidades vendias em 2019 e das quase 90.000 unidades alcançadas em 2015.
Entretanto, em comparação, temos o pequeno SUV Hyundai Kona (Kauai) a superar as 100.000 unidades em 2021!
A redução do número de vendas fez com que a empresa para-se as vendas em alguns mercados, mas existe um mercado onde esta tendência está invertida. Estou a falar da Austrália, onde o i30 supera com 25.575 unidades vendidas o Hyundai Kona que conta com 12.748 unidades vendidas.
Hyundai i30 N, é o seu fim?
Anteriormente, em 2019, um ex-chefe da Hyundai confirmo que a chegada de um novo I30 N cheio de garra e potência estava confirmado. Aliás, nessa altura com a eletrificação em força tudo indicava que a nova motorização vinha com apoio de motores elétricos e até a possibilidade de tração às 4 rodas. No entanto, até confirmação em contrário tudo está a mudar e não temos o i30 incluído.
Em suma, o novo Hyundai Kona já está a ser apresentado e a ser apanhado em testes, mas ao contrário disto temos a falta de qualquer dado sobre um novo i30 e sem modelos de teste apanhados pelas cameras mais atentas. Tudo factos que ganham peso às novas informações de que pode ser mesmo o fim do i30…
Ademais, o que pensa sobre isto? Qual a sua opinião sobre o fim dos modelos pequenos e utilitários contra os grandes SUVs? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!