Gmail: agora pode ficar mais descansado com os e-mails!

O Google vai adicionar encriptação ponto a ponto à versão Web do Gmail. Deste modo as pessoas vão poder enviar e receber e-mails encriptados dentro e fora do domínio onde estiverem. Para já ainda não está disponível para todos os utilizadores nem para todos os planos. No entanto irá chegar a todos de forma faseada. Vamos então explicar-lhe porque pode ficar mais descansado com os e-mails no Gmail.

Gmail: agora pode ficar mais descansado com os e-mails!

De facto, neste momento ainda não podemos encontrar esta encriptação em utilizadores com com contas pessoais nem naqueles que estão com contas Google Workspace Essentials, Business Starter, Business Standard, Business Plus, Enterprise Essentials, Education Fundamentals, Frontline e organizações sem fins lucrativos.

Gmail conta risco

Lembro que a encriptação do lado do cliente, ou como a Google chama E2EE, já estava disponível para utilizadores do Google Drive, Google Docs, Sheets, Apresentações, Google Meet e Google Calendar (beta).

Uma vez ativada, esta encriptação do lado do cliente do Gmail garantirá que todos os dados confidenciais não possam ser acedidos pelos servidores da Google.

Neste momento, o Gmail E2EE beta está disponível para clientes do Google Workspace Enterprise Plus, Education Plus e Education Standard.

Dito isto, podem-se inscrever na versão beta até 20 de janeiro de 2023.

Entretanto e para além disto há outra questão de segurança a que tem de estar atento nesta plataforma.

O Gmail é sem dúvida uma das melhores plataformas de e-mail, senão a melhor. No entanto, ainda podemos fazer com que seja mais segura. Isto porque devido a alguns esquemas podem conseguir obter determinadas informações sobre nós. No entanto, vamos explicar-lhe como pode evitar que isto aconteça. De facto, com uma pequena alteração vai conseguir impedir que obtenham o seu endereço IP através do Gmail.

Imaginemos que alguém cria uma imagem e aloja no seu servidor. Normalmente até é transparente e tem apenas 1×1 pixéis. Ou seja, ninguém a vê. Depois essa pessoa envia-nos um email que inclui essa imagem. Ora quando ela for carregada automaticamente envia várias informações para o servidor onde a imagem está alojada. É exemplo disso o endereço de IP que pode ser utilizado para nos identificar.

Gmail informações, mais privacidade no Gmail, Gmail endereço IP

Embora pareça assustador é algo bastante comum.

Seja como for não se preocupe porque existe uma forma de ninguém receber nada. Assim vamos explicar como o fazer na conta de Gmail.

Existe uma opção nas definições do Gmail que permite desativar o carregamento automático das imagens.

Assim clique na roda dentada no canto superior direito. Depois escolha ver todas as definições.

Depois na nova página desça um pouco até chegar à secção que diz imagens. Aí escolha a segunda opção que diz Perguntar antes de apresentar imagens externas. Depois em baixo escolha Guardar Alterações.

Mas atenção isto não significa que vai ficar sem imagens no seu Gmail. De facto, a única diferença é que elas não carregam automaticamente. Se as quiser carregar basta recorrer ao botão que surge no email e que permite carregar imagens.

Deste modo já ninguém vai conseguir obter informações através do email que lhe enviou. Quer dizer, a não ser que depois carregue as imagens manualmente. Ainda assim também já será diferente.

Isto parece algo demasiado simples. No entanto, é um passo importante que vai ajudar a melhorar o Gmail.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também