No mundo dos computadores, ao contrário das consolas, é sempre possível mudar vários tipos de componentes para atingir novos e elevados níveis de performance, ao longo dos anos. Bem… Mais ou menos! Nos portáteis, já foi possível trocar processadores, armazenamento, memória, etc… Mas hoje em dia, as coisas já não são bem assim, especialmente nos últimos anos, em que vemos as fabricantes a apostar cada vez mais em componentes soldados, para poupar dinheiro, e tornar as máquinas mais finas.
No entanto, da mesma forma que não é sustentável trocar de telemóvel todos os anos, mudar de portátil, e mandar o antigo para o lixo, também não é algo muito bom para o nosso ambiente, e consequentemente, o nosso futuro.
Por isso, temos agora uma proposta muito interessante, daquilo que é um portátil modular, e por isso, durável, e claro, à prova do tempo. Vamos por partes?
Portáteis modulares, recicláveis, e dinâmicos. É o futuro!
Portanto, estamos a falar do Project Luna da Dell, que basicamente tenta meter na nossa cabeça a possibilidade de montarmos um portátil às peças, e ao longo do tempo, ir mudando apenas o necessário, de forma a sermos mais responsáveis, conscientes, amigos do ambiente.
Isto é também extremamente positivo na parte das reparações, porque o utilizador por simplesmente trocar a parte com a avaria, em vez de manter tudo para a assistência, ou pior que isso, comprar uma máquina completamente nova. Este design também permite manter o utilizador sempre na crista da onda, visto que pode mudar o ecrã, o processador, a memória, o armazenamento, a placa gráfica… Bem… Tudo!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será o futuro? É que este não é de todo o primeiro projeto pensado na modularidade no mundo mobile? A Google já teve o Project Ara, que basicamente, era um Luna para os smartphones Android. Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!