Sou muito honesto, não sou de todo o maior fã do código QR, por achar que é uma tecnologia de transição, sendo na verdade muito inferior ao NFC que temos nos nossos smartphones e smarwatches. No entanto, mesmo não gostando da tecnologia, tenho de lhe dar algum valor depois destes dois anos de pandemia provocada pelo COVID-19, seja nos pagamentos em loja a partir do telemóvel, ou no fatídico uso dos certificados de teste ou vacinação.
Aliás, onde mais valorizo este código é mesmo com o MBWay! Dá um imenso jeito apontar a câmera do nosso smartphone, em vez de andar a encostar o telemóvel ao aparelho, quando na verdade ninguém sabe muito bem onde está o chip NFC de ambas as máquinas.
Dito tudo isto, sabia que o Código QR já anda por cá desde 1994?
Código QR: Foi inventado em 1994! Sabe para quê?
Portanto, o QR Code, ou Código de Resposta Rápida (Quick Response Code), foi inventado em 1994 pela Denso Wave, na altura uma subsidiária da Toyota, de forma a ajudar na produção e monitorização de veículos produzidos nas suas linhas. Curiosamente, apesar do facto de ser uma tecnologia patenteada, o código QR foi deixado livre para utilização por quem realmente quisesse aproveitar a invenção.
É por isso, que hoje em dia, o Código QR aparece nas nossas vidas quase todos os dias, seja para pagamentos, para ver ementas em restaurantes, para ligarmos o nosso smartphone a uma rede Wi-Fi, bilhetes, etc…
O que é um Código QR?
Em suma, é um código que tem como base uma matriz de quadrados. Alguns são utilizados para o sensor perceber a orientação do código (os maiores), enquanto os restantes são utilizados para informação.
Inicialmente, os primeiros códigos QR tinham apenas 21*21 módulos, que por sua vez significavam apenas 4 caracters. Hoje em dia, existem códigos QR com 177*177 módulos, por sua vez capazes de armazenar até 7089 números, ou 1264 caracteres de texto ASCII.
Curiosidade
Hoje em dia, apanhar códigos QR espalhados pela cidade, em postes de iluminação, paredes, etc… Para os mais variados sites, sejam estes troll, ou sérios. Mas… Sabia que a Heinz enganou-se, e em 2014, lançou embalagens com um código QR que levava os consumidores diretamente para um site porno?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? É fã da tecnologia, ou nunca acreditou e por isso não a usa? Sou honesto, se há coisa que me irrita é ter de ver ementas de restaurante no telemóvel através de . Isto tem a sua utilidade… Mas não em tudo, por favor! Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
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