O nosso cérebro funciona de uma forma muito interessante e por vezes prega-nos partidas. De facto, até podemos pensar que estamos com algum problema na vista ou que temos um equipamento com defeito mas afinal de contas é só um efeito causado unica e exclusivamente pelo nosso cérebro. Não sei se já terão reparado mas passar de um monitor curvo para um plano provoca uma alteração que nos faz ver coisas que não existem.
Passar do monitor curvo para um plano faz isto no cérebro!
Inicialmente e antes de ter pesquisado um pouco na Internet achei ou que estava a ver mal ou que o monitor novo tinha algum problema.
Tudo começou quando passei de um monitor curvo da Philips de 34 polegadas para um AOC plano. Assim que o liguei a minha primeira sensação foi que estava perante um monitor com problemas. Claro que isto seria muito pouco provável. Sobretudo porque conhecemos bem a qualidade que este fabricante coloca nos monitores. E afinal qual era o problema?
Bem, estão a ver um monitor curvo? Então agora imaginem a curva ao contrário. Ou seja, o monitor novo ficou estilo com um aspeto de fisheye. Em que parece que a parte central tem maior destaque e os lados encontram-se curvados mas para dentro.
Mas afinal porque isto acontece?
Isto acontece por uma razão. Como andámos a trabalhar bastante tempo com um monitor curvo, quando passamos para um plano o cérebro tenta compensar isso. O resultado é que nós passamos a ver o monitor plano como curvo mas ao contrário. Com a curva para fora, em vez de ser para dentro.
Claro que se formos inspecionar as partes laterais de perto vemos que tudo está plano e que realmente é o nosso cérebro a pregar-nos partidas.
De facto, a Internet está cheio de testemunhos destes, quer no Reddit, quer em vários fóruns da especialidade.
Existe alguma forma de melhorarmos este efeito?
A maioria das pessoas que passaram por isto relatam que esta sensação desaparece ao fim de três semanas, aproximadamente. Até lá para além de vermos esta curva que não existe podemos também ficar com algumas dores de cabeça. Será tudo “normal”.
Entretanto afastarmo-nos um pouco mais do ecrã também ajuda.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!