Netflix explica finalmente porque cancela tantas séries

A Netflix produz muitos conteúdos originais fantásticos, mas a sua tendência para cancelar programas aparentemente populares, muito antes do previsto, complica muito as coisas. No entanto existe finalmente uma explicação para os cancelamentos na Netflix. Sobretudo quando atingem séries que estão a funcionar tão bem.

Netflix explica finalmente porque cancela tantas séries

Esta informação chega de Peter Friedlander, o responsável pelas séries da Netflix nos EUA e Canadá, que falou à revista Variety. Friedlander não entrou em grande detalhe sobre o processo de decisão para cancelar séries, mas revelou que há vários fatores envolvidos nesta decisão e são “a parte mais difícil do trabalho”.

Uma coisa é clara: o tipo de sucesso que os espectadores acham que uma determinada série tem não é o quadro completo. É por isso que a Netflix parece cancelar tantos programas que passaram várias semanas no top 10.

Netflix cancela

As produções entram e saem da lista das 10 melhores com base na quantidade de horas de visualização. Por essa lógica, supõe-se que os programas que passam várias semanas na tabela estão a sair-se muito bem. Mas este não é inteiramente o caso, de acordo com Friedlander.

“Acho que o Top 10 é uma ferramenta útil para as pessoas encontrarem séries, descobrirem conteúdos e falarem sobre programas”. No entanto, acrescentou que há outros fatores importantes a longo prazo.

“Também estamos sempre a olhar para muitas outras variáveis. O Top 10 é apenas uma delas”, explicou Friedlander.

Assim, a fórmula da Netflix continua a ser um mistério. Ainda assim são consideradas coisas como o custo e o que a Netflix ganhou com o seu investimento inicial. Em todo o caso, as palavras de Friedlander sublinham ainda que a Netflix não mede o sucesso da mesma forma que os meios de comunicação tradicionais.

Lembro que em outubro do ano passado a Netflix confirmou que as suas métricas iriam mudar, com maior ênfase no número total de horas visualizadas nos primeiros 28 dias de lançamento de um programa.

Ou seja, o TOP 10 pouco importa para a Netflix já que é apenas uma variável. Interessa também o valor que a Netflix gastou face ao que recebeu pelas horas de visualização.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também