Android vai localizar um smartphone mesmo desligado!

O serviço da Apple que permite encontrar dispositivos perdidos funciona realmente bem. Dito isto pode acompanhar qualquer iPhone, iPad, Mac ou AirTag perdido ou roubado, mesmo quando não estão perto de qualquer rede Wi-Fi ou Bluetooth. Sabe-se que a Google estava a trabalhar em algo semelhante em 2021, mas desde então não houve muito mais novidades. No entanto as notas atualizadas de lançamento dos serviços Google Play de dezembro de 2022 revelam que isto pode chegar em breve. É sem dúvida uma grande notícia já que deste modo vamos conseguir localizar um dispositivo Android perdido ou roubado mesmo sem uma ligação à Internet ou desligado.

Android vai localizar um smartphone mesmo desligado!

Android 14 smartphones

No registo de alterações de dezembro de 2022 relativo aos serviços Google Play, a gigante dos motores de busca revela que o Find My Device utiliza uma nova “estrutura centrada na privacidade” e suporta o envio de relatórios encriptados acerca da última localização. Isto indica que a rede Find My Device está a ser lançada em breve para todos os dispositivos Android, permitindo-lhes atuar como localizadores de dispositivos perdidos ou roubados.

Isto é sem dúvida uma grande notícia já que vai tornar a rede Find My muito poderosa.

Como localizar o smartphone

É verdade que há muitas aplicações que prometem ajudar a encontrar o nosso smartphone em caso de perda e roubo. A maioria até são pagas. No entanto, não precisa de nada disso. Só precisa de aceder à sua conta Google. Através dela pode localizar o smartphone, mas pode fazer muito mais.

smartphone perdido localizar

Existe sempre uma pequena margem de erro em relação ao sítio onde o equipamento pode estar. Assim pode tocar um som para identificar onde ele está. Mesmo que esteja em modo silencioso.

smartphone perdido localizar

Para além disso podemos proteger o esquipamento e fazer com que ele saia da nossa conta Google. Para além disso até pode enviar uma mensagem para ele.

Por fim, é também possível apagar o dispositivo.

smartphone perdido localizar

Requisitos para poder procurar o smartphone

Atenção que para conseguir localizar um smartphone ele tem de ter a localização ativa ou pelo menos acesso à rede 4G ou Wi-Fi.

Para além disso e como não é de estranhar tem de ter o smartphone e o equipamento que está a usar para procurar, ligados na mesma conta Google.

Se estiver num computador

Em primeiro lugar aceda a esta ligação. Depois temos uma visão geral da interface de localização. É aí que pode aceder a todas as funções de que falei acima.

Aí, encontra os dispositivos que usaram a sua conta recentemente e o Google começa a localizar o seu dispositivo de imediato. Tem um pequeno separador para escolher o equipamento em questão.

Se estiver num smartphone tem uma app para localizar o smartphone perdido

Se em vez de estar num computador, estiver num smartphone pode fazer exatamente da forma como referi acima. O site é totalmente responsivo e adapta-se a qualquer equipamento. No entanto, será sempre melhor descarregar a aplicação de localizar o dispositivo que está disponível na Play Store. Pode descarregar aqui.

Depois de a instalar tem acesso a todas as funções na interface.

Também pode localizar o smartphone perdido através do Google Maps

Se tudo o resto falhar pode ser útil percebemos por onde é que o nosso smartphone andou antes de ter sido desligado ou ter ficado sem bateria.

Assim aceda a esta ligação. Aí vai conseguir ver todos os locais onde esteve o seu smartphone. Pode inclusivamente encontrar todas as informações por ano mês ou dia. Filtrando as datas é ainda mais fácil.

Claro que para este feito necessita de ter a localização do dispositivo ligada. Com as informações recolhidas, o Google Maps consegue dar uma representação gráfica do percurso mais recente do dispositivo.

Como vê é possível localizar facilmente o smartphone de três formas diferentes.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também