Hoje em dia, é raro o leitor da Leak.pt que me vem pedir conselhos para montar um PC, e sequer falar na compra de um disco rígido (HDD). Ainda acontece, especialmente nos casos de pessoal que cria muito conteúdo, ou simplesmente precisa de armazenamento puro e duro, mas é mesmo extremamente raro. Porquê? Bem, o SSD deixou de ser um luxo, para ser algo completamente banal.
Contudo, com a fragmentação do mercado de SSDs, e perda de foco das fabricantes nos modelos mais amigos da carteira, mas ainda assim fracamente rápidos, é possível que o HDD ainda tenha alguma coisa para dar no mercado. Afinal de contas, estamos muito perto de chegar a um custo por GB de 0.01€.
Discos rígidos vão voltar em força! Porquê? Preço!
Portanto, quem chegou a esta conclusão foi nada mais nada menos que a Backblaze, uma empresa muito focada no backup de dados, e serviços na nuvem, que claro está, ao longo dos anos, já queimou muitos e bons HDDs e SSDs. Para ter noção, desde 2009, a empresa já comprou mais de 265 mil HDDs!
Na altura, o custo por GB estava nos 11 cêntimos, o que por si só já é extremamente interessante. Entretanto, em 2017, já tinha caído para os 3 cêntimos, e pelos vistos, em 2022, o custo já baixou para os 0.014 cêntimos por GB.
Sim, o SSD é o componente preferido do mercado, mas se achava que o HDD ia desaparecer sem dar luta, estava muito enganado. Afinal de contas, em custo por TB, o armazenamento magnético sofreu uma queda de quase 90%, no preço, e pelos vistos, é uma tendência que veio para ficar! Tudo graças aos desenvolvimentos das fabricantes, que estão a conseguir meter mais e mais armazenamento no mesmo espaço físico, ao mesmo tempo que também são capazes de tornar estes HDDs mais eficientes, e mais frescos. (Eficientes, duráveis e baratos? Ótimo!)
Prova disso são os anúncios de HDDs de 20TB, 40TB, 60 TB, e por aí adiante. Mas… A questão é… Em 2022, ainda era capaz de comprar um HDD para o seu computador?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!