Estima-se que o próximo ano será eventualmente de recessão e a melhor forma de estarmos preparados para ele é pouparmos. Embora isto não pareça uma coisa muito fácil, na realidade é menos complicado do que possa parecer. Onde nós gastamos normalmente algum dinheiro, de forma recorrente e mensal, é nos operadores de telecomunicações. Isto quando poderÃamos poupar alguma coisa. É que se conseguimos reduzir a nossa fatura da Vodafone, MEO ou NOS em 10 ou mais Euros isto traduz-se numa soma muito interessante no final do ano, tudo por estarmos a pagar menos.
Vodafone/MEO/NOS: comece agora mesmo a pagar menos!
O maior problema para não pouparmos está na falta de tempo
No nosso dia-a-dia por vezes não encontramos tempo para fazermos tudo aquilo que gostarÃamos, quanto mais para estarmos a analisar faturas. No entanto é algo que devemos mesmo fazer. É que deste modo conseguimos poupar muito dinheiro.
Ao longo deste artigo vou dar mais exemplos com a Vodafone porque é um dos operadores que tenho mas isto aplica-se a qualquer um.
No caso da Vodafone eu tenho TV+Net+Voz, Sport TV, três números agregados e uma banda larga móvel e pago cerca de 154 Euros por mês.
Ora de que forma é que posso poupar aqui?
Vamos começar pela Sport TV. Várias pessoas subscrevem a SportTV Premium HD Multiscreen. Custa 29,99 Euros por mês. No entanto se não utiliza a SporTV num tablet ou num smartphone pode poupar muito dinheiro. Isto porque pode passar a ter apenas a Sport TV normal que ainda assim pode ver em duas TVs na sua casa e fica a pagar 19,99 Euros. Ou seja, aqui já está a pagar menos 10 Euros na Fatura. Digamos que eu fazia isto e em vez de 154 Euros por mês ficava a pagar 144.
Banda larga móvel
Hoje em dia com a quantidade de tráfego móvel que a maioria dos operadores disponibiliza para os smartphones, torna-se desnecessário em alguns casos termos banda larga móvel à parte. Isto porque podemos colocar o nosso equipamento a funcionar como router.
Claro que para quem anda sempre fora de casa, pode ser necessária. No entanto, com as várias mudanças que o COVID-19 trouxe e com a nova realidade do tele-trabalho em alguns casos não é mesmo necessária. Assim caso não necessite não deixe passar nem mais um dia e desative. No meu caso são menos 10,57 Euros por mês. Isto significa que a minha fatura da Vodafone já passou para os 134 Euros.
Pagamentos adicionais por sistemas de segurança
É verdade que serviços como o Vodafone Secure Net nos ajudam a estar mais seguros quando navegamos na Internet. No entanto se tivermos algum cuidado e sobretudo não andarmos a abrir tudo aquilo que nos aparece podemos dispensar o serviço. O mesmo se não andarmos a descarregar aplicações fora das lojas oficiais. É verdade que o preço não é extremamente caro. Estamos a falar de oitenta cêntimos por mês. Ainda assim são os 80 por cada equipamento que temos na conta. Eu, por exemplo, tenho três números na minha conta. Isto significa que estou a pagar 2 Euros e 40 cêntimos todos os meses. Ora deixando isso a minha conta iria para os 131.60 cêntimos por mês.
Serviços adicionais
Para além destes sistemas de pagamento por vezes temos serviços adicionais na nossa conta de que nem nos lembramos.
Por exemplo ao analisar a minha fatura percebi que ainda tenho ativo há vários anos o serviço Ringdings que custa 90 cêntimos por mês. Se o desativarmos ficamos a pagar 130,70.
Renegociar
Em muitos casos renegociar é sempre a palavra de ordem. Se faltam cerca de 3 meses para o contrato terminar liguem para o operador e negoceiem o máximo possÃvel. De uma forma geral tentarão sempre aumentar as condições sem subir o preço. No entanto, também existe a possibilidade de se ajustar o preço. No entanto, terão mesmo de ser assertivos e inclusivamente se tiverem uma proposta melhor da concorrência deverão indicá-la e as condições. Desse modo poderão baixar o valor que pagam. Em quanto? Diria em cerca de 10 Euros ou mais em alguns casos.
No caso de conseguir ficaria a pagar cerca de 120 Euros por mês. Em caso de aflição e se não conseguisse mesmo manter a Sport TV ficaria a pagar cerca de 90.
Não se atrase a pagar
Por vezes atrasamo-nos a pagar e o resultado principal nem é cortarem o serviço. É que temos de pagar uma taxa pelo atraso. No caso da Vodafone, por exemplo, é de 1.50 Euros. Assim se não se enganarem na data de pagamento sempre é menos esse valor que sai do bolso.
Como se pode ver assim num instante e sem cortar os canais premium, consigo logo uma poupança na ordem dos 30 euros. É significativo já que ao final do ano isto representa 360 Euros!
Ou seja com os devidos cuidados podemos começar rapidamente a pagar menos tanto na Vodafone, MEO ou NOS.
Têm outras técnicas importantes para poupar? Utilizem a caixa de comentários e digam-nos também quanto já conseguiram poupar. Será bastante importante para nos ajudarmos mutuamente a pagar menos.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!