Antigamente, quando o mundo dos smartphones andava a navegar num mar de evoluções e inovações, fazia sentido lançar um novo modelo todos os anos, para tentar agarrar a atenção dos consumidores. Mas… Agora? Ainda faz sentido? Provavelmente não, e por isso mesmo, já há quem queira “partir a roda”.
Telemóveis novos todos os anos, ou de 2 em 2?
Portanto, o mundo dos smartphones está novamente a passar por uma fase de estagnação, o que provavelmente nem é uma grande novidade para você, leitor. Afinal, basta meter o modelo mais recente de qualquer grande fabricante do mundo Android, ou até do mundo iOS, e metê-lo ao lado da versão do ano passado. As diferenças são muitas? A forma de utilização é diferente? A qualidade na captura de fotografia ou vÃdeo é extremamente diferente? Claro que não.
Infelizmente, ou felizmente, 1 ano já não chega para revolucionar! Por isso, de forma a voltar a conquistar os consumidores, talvez seja boa ideia mudar a forma como as coisas são feitas.
Acha que fazia sentido lançar um novo smartphone de 2 em 2 anos, em vez de todos os anos?
Por exemplo, se meter um Galaxy Z Fold4 ao lado do Galaxy Z Fold3 do ano passado, vai conseguir identificar quem é quem logo à primeira? Ou um S23 Ultra ao lado de um S22 Ultra? Provavelmente não. Sendo exatamente por isso que algumas fabricantes estão a equacionar mudar a forma como fazem as coisas, como é o exemplo concreto da Nothing, que em 2022 lançou o Phone (1), e pelos vistos, está a planear o novo Phone (2) apenas para 2024.
Aliás, além de não lançar um novo smartphone em 2023, a Nothing afirma estar focada em transformar o Phone (1) num outro telemóvel, elevando-o à sua melhor versão possÃvel. Um pouco à imagem daquilo que tem sido feito com os earbuds Ear (1) e Stick (1).
Isto faz todo o sentido! Sabe porquê? Porque hoje em dia, já ninguém troca de smartphone todos os anos! Além disso, ao demonstrar um grande foco no suporte e atualizações, as fabricantes conseguem conquistar os consumidores de outras formas, garantindo que estes não fogem para as rivais.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que faz sentido? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!