Windows: as coisas a que tem mesmo de se habituar!

Tem o hábito de não guardar os seus ficheiros em vários locais ou apagar coisas antigas? E os lembretes de atualização, tem o hábito de ignorá-los? Bons hábitos são meio caminho andado para tudo correr bem. Dito isto vamos dizer-lhe quais as coisas a que tem mesmo de se habituar no Windows para o sistema operativo funcionar da melhor forma!

Windows: as coisas a que tem mesmo de se habituar!

Mantenha o sistema operativo atualizado

Todos sabemos o quão irritante é ter o Windows constantemente a notificar-nos acerca de atualizações ou pedidos para reiniciar o computador. É por isso que muitas pessoas decidem interromper as atualizações do Windows durante o maior tempo possível.

A verdade é que devemos ter o cuidado de agendar atualizações. A maioria das atualizações lançadas incluem atualizações de segurança e usar uma versão mais antiga pode deixar o seu computador vulnerável a ataques de malware.

Defina backups automáticos

Manter o seu software atualizado é um grande passo para proteger os dados, mas não garante uma proteção a 100% contra um ataque de vírus. Estes ataques podem levar-nos a perder documentos, fotografias ou vídeos pessoais. Isto já para não falar de outras coisas importantes. Para manter todos os seus dados relevantes seguros, deverá configurar uma cópia de segurança completa no seu computador Windows. Desta forma, poderá restaurá-lo caso algo corra mal e perca os dados armazenados no seu PC.

Cuidado com o que descarrega

Isto é algo transversal a qualquer sistema operativo. De facto, isto aplica-se independentemente do sistema operativo que utilize. Obter software de uma fonte de confiança é crucial, por isso certifique-se de que está sempre no site oficial do software, e não chega lá através de um e-mail que veio de um remetente desconhecido.

Windows 11 23H2, Windows 11 novos requisitos

Defina pontos de restauro

Os pontos de restauro são essenciais sempre que se instale novas atualizações, aplicações ou outras alterações ao seu computador. Assim se algo correr mal, poder voltar ao último estado é algo extremamente útil. E quanto mais cedo o ponto de restauro tiver sido feito, melhor.

O melhor de usar um ponto de restauro quando algo corre mal é que apenas os ficheiros do sistema serão afetados pela mudança. O Windows irá guardar quaisquer documentos, ficheiros pessoais ou vídeos que guardou desde que criou o último ponto de restauro.

Utilize uma conta normal para as tarefas diárias

Na maior parte das vezes, não precisa de direitos administrativos quando utiliza o computador. Pode verificar o seu e-mail, lançar aplicações e software necessários e navegar na internet sem ter de usar uma conta de administrador.

Embora possa sentir-se tentado a ter o controlo total do seu sistema a qualquer momento, a utilização da sua conta administrativa pode levar a danos significativos caso a segurança do seu sistema fique comprometida.

Para manter o computador seguro, deve utilizar uma conta não administrativa como conta principal, especialmente se não for o único a usar o computador. Quando tiver de fazer alguma coisa que necessite de privilégios de administração é so trocar a conta.

Limpe ficheiros desnecessários

O que ajuda a manter o computador a funcionar sem problemas é a remoção de ficheiros antigos e inúteis. Estes podem ser ficheiros duplicados, temporários ou apenas ficheiros de que já não precisa. Usar um programa como o CCleaner pode ser útil. Além disso, pode utilizar a ferramenta de Limpeza do Disco do Windows para remover quaisquer ficheiros antigos e desnecessários.

Reinicie mais vezes

Reiniciar o computador ocasionalmente pode corrigir muitos problemas. Para além disso as atualizações que requerem um reinício do sistema para instalar completamente.

Assim quando se habituar a fazer estas coisas com regularidade terá um Windows bastante mais saudável.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também