5G é pior que o 4G! – Não é a primeira vez que tocamos neste tema, mas não acha que a chegada do 5G acabou por piorar a qualidade da sua rede móvel, em vez de a melhorar? É uma pena, visto que as promessas foram mais do que muitas, muitas delas a apontar para o 5G como uma autêntica revolução, que por sua vez iria abrir a porta a muitas outras tecnologias.
Dito tudo isto, o 5G continua a ter imenso potencial, mas no seu estado atual, não é muito mais que uma montanha que acabou de parir um rato.
5G é pior que o 4G! A conectividade está pela hora da morte
Portanto, já deu por si a tentar abrir um e-mail, ou pagar um parque, bem no centro de Lisboa, com a rede 5G no máximo, mas por alguma razão… Nada acontece? Pois bem, isto já me aconteceu várias vezes, e agora que o 5G começa a chegar a outras regiões, fora das grandes zonas urbanas, é algo que basicamente faz parte do meu dia-a-dia, e que claro está, me irrita profundamente.
Afinal, com o 5G, era suposto termos velocidades de transferência de dados incríveis, perto de latência zero, o que por sua vez poderia resultar em carros a conduzirem sozinhos, sem problemas de terem esperar pela resposta de servidores, ou outros automóveis à sua volta. Iríamos ver cirurgiões a fazer operações a partir do conforto da sua casa, ou a partir de outros hospitais, tudo graças às capacidades do 5G. Os tempos de loading no mundo do streaming de jogos, ou vídeo, seriam coisa do passado, etc…
Nada disto aconteceu, pelo menos por enquanto. Mas o problema nem está aí.
Os consumidores, na sua grande maioria, percebem que é preciso esperar, para deixar a infraestrutura crescer e evoluir. A questão é… Se a infraestrutura vai alguma vez crescer ao ponto de termos acesso às vantagens do 5G, em qualquer zona, ou hora do dia.
Sim, pode ir para o pé de uma antena 5G, e ter velocidades absolutamente incríveis, por vezes até a roçar o Gigabit por segundo. Mas, vamos ser honestos, ninguém passa a vida ao lado de uma antena, e no mundo 5G, basta dar 15 passos rumo à seguinte rua, e já perdeu 90% da qualidade da ligação.
Vamos ver uma antena 5G mmWave em todas as esquinas, de todas as ruas? Provavelmente não. Então, qual é a vantagem do 5G? Para o mais comum dos utilizadores? É nenhuma. Aliás, da maneira como as coisas estão a ser feitas, o 5G é pior que o 4G.
A conectividade 5G é mais lenta, é menos consistentes, e por vezes, é até mais cara, visto que ainda existem vários tarifários em que o 5G é um extra pago, em vez de ser uma evolução natural que já pagamos, e sempre pagámos.
5G é mais lento? Bem, sim, várias operadoras estão a usar o “Low Band” das redes de nova geração, que muitas das vezes, é significativamente mais lento comparativamente ao 4G LTE que andávamos a utilizar nos nossos telemóveis, nos últimos anos. Até pode ter a barra de antena do seu smartphone a dizer que tem a rede 5G no máximo, mas se for fazer um teste, é bem provável que nem ao mega por segundo chegue.
Infelizmente, tudo isto é mau para os consumidores, porque, no fundo, é uma regressão e não uma evolução.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Tem tido problemas, e até já chegou ao ponto de desligar a “novidade” do seu smartphone? Ou tudo tem sido um passeio nas possibilidade futuras? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!