Tipos de baterias de automóvel e motociclos!

Quanto chega a altura para comprar uma nova bateria para o seu automóvel ou motociclo, a verdade é que somos bombardeados com escolhas, e claro, como deve imaginar, há muito boa gente que não faz ideia do modelo a escolher.

Afinal de contas, existe muita oferta, aos mais variados preços, por isso, selecionar a escolha mais acertada pode tornar-se um pouco confuso para alguém menos experiente.

Aliás, faz ideia da função de uma bateria nos tempos que correm? É que o termos “bateria de arranque” já não é de todo o mais correto!

Em poucas palavras, até há bem pouco tempo, este termo significava que queria uma bateria de chumbo-ácido, ou seja, a mais comum. Sendo esta, uma das baterias ainda mais utilizadas, com uma vida “simples”, que consiste em ser recarregada constantemente, durante a viagem, por um alternador, ao mesmo tempo que é descarregada, de forma parcial, devido ao consumo de todo o sistema elétrico do seu automóvel.

Bem… Vamos por partes?

Tipos de baterias de automóvel e motociclos:

Bateria SLI chumbo-ácido convencionais

Esta bateria também caracterizada de bateria húmida, tem a utilização mais comum no mercado dos automóveis, sendo orientada para veículos sem sistemas elétricos avançados, sem sistema start-stop. Contudo, por regra, não são utilizadas em motociclos devido ao seu peso.

Baterias AGM

baterias de automóvel

Pois bem, este tipo de baterias consiste num interior que substitui as placas de chumbo por camadas de fibra de vidro embutidas. É uma bateria mais avançada e leve, sendo assim apropriada para veículos com sistemas elétricos mais avançado e apropriadas aos motociclos devido ao seu menor peso.

Baterias EFB

baterias de automóvel

As baterias EFB, utilizam um tipo de malha em polyester para o seu interior. São uma evolução das baterias “comuns”, sendo esta a escolha acertada para os veículos com sistema de start-stop. Contudo, não são as indicadas para sistema elétricos avançados, como a regeneração ou travagem ativa.

Baterias de GEL

Quanto às baterias de GEL, esta variante contem um acido gelatinoso no seu interior. Sendo assim, projetada para sistemas com uma necessidade de energia com alto desempenho.

Baterias de iões de lítio

Nio, baterias de automóvel

Em poucas palavras, as baterias de iões de lítio são utilizadas em quase todo o lado, nomeadamente no mundo da tecnologia mobile. Dito isto, no setor automóvel, este tipo de baterias ganhou fama graças aos veículos elétricos e híbridos. Tudo graças à sua versatilidade, e claro, a sua alta densidade de energia.

Dito isto, são baterias ainda caras e complicadas de substituir. Mas, é esperado que a indústria comece a desenvolver alternativas, fora daquilo que as fabricantes fazem, para que os condutores possam trocar baterias completas, ou módulos, sem necessitarem de vender um rim no mercado automóvel.

Ademais, o que pensa sobre as baterias de automóvel? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Silvio José
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Leia também