Smartphones: Qual é a próxima grande evolução?

Hoje em dia, é fácil dizer que o mundo dos smartphones está estagnado, visto que até aparelhos com ecrãs dobráveis acabam por não impressionar a grande maioria dos consumidores. Mas, ainda se lembra da altura em que apareceu o primeiro iPhone, e, claro, o primeiro Android, e do nada tudo mudou?

Posteriormente, ainda se lembra do aparecimento dos primeiros smartphones com sensores de impressão digital para autenticação, e você disse a si mesmo “uau! Tenho de ter isto”. Ou quando começaram a aparecer os primeiros smartphones com mais que uma câmera traseira. Ou claro, quando começaram a aparecer os primeiros telemóveis com “ecrãs infinitos”?

Honestamente, já não fico entusiasmado com um novo lançamento há algum tempo, por isso, achei por bem ir pesquisar o que está a ser feito, para perceber qual vai ser a próxima grande evolução no mundo dos smartphones.

Smartphones: Qual é a próxima grande evolução?

pixel fold

Portanto, no imediato, a grande aposta das fabricantes vai continuar no ecrã OLED flexível. Ou seja, nos smartphones dobráveis, esticáveis e deslizáveis. Quem sabe… Uma mistura de tecnologias.

Aliás, é esperado que o ano de 2023 seja o ano de grande aposta das muitas e boas fabricantes do mundo Android nesta tecnologia.

Ecrãs dobráveis e esticáveis? Ao mesmo tempo?

Afinal, à exceção da Samsung, poucas são as marcas que apresentam alternativas competentes, e aliciantes, para o mais banal dos consumidores. No entanto, com a baixa do preço de produção deste tipo de ecrã, e uma nova vontade de inovar para ultrapassar esta nova “baixa na procura”, é muito provável que até ao fim do próximo ano, aparecem muitos e bons smartphones, com designs bem diferentes do habitual.

Desaparecimento da câmera frontal

Esta é também uma das inovações mais esperadas do mercado, mas que por enquanto, apesar de já ter aparecido em alguns modelos, como é o caso do RedMagic 7S Pro na imagem em cima, continua muito desaparecida.

Infelizmente, a única forma de conseguir meter a câmera escondida, é baixar a resolução da parte do ecrã imediatamente acima, de forma a permitir a passagem de luz. No entanto, a qualidade de imagem do ecrã OLED sofre, e a captura de fotografia/vídeo fica comprometida.

Entretanto, a Samsung anda a desenvolver uma solução completamente sua, que por sua vez é capaz de desativar completamente esta parte do ecrã, quando é necessário utilizar a câmera. Originalmente, esta tecnologia deveria chegar em 2023, mas até agora… Pouco ou nada se sabe.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Qual é a inovação que gostaria de ver no mundo dos smartphones? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também