AMD acredita na Lei de Moore. A NVIDIA já não

A Lei de Moore tem sido tema nos últimos dias, isto à medida que as grandes fabricantes começam a analisar o mercado, e por isso mesmo, os seus planos a médio/longo prazo.

Pois bem, enquanto a NVIDIA já veio a público afirmar, através do seu CEO, que a lei está morta e enterrada… A AMD veio agora a público dizer que as coisas não são bem assim. Vamos por partes?

AMD acredita na Lei de Moore. A NVIDIA já não

amd, ryzen

Portanto, foi em Setembro, na altura do lançamento das novas placas gráficas RTX 40, que Jensen Huang afirmou que a Lei de Moore estava pura e simplesmente morta e acabada. O que é a Lei de Moore? É simples, é uma indicação de que o número de transístores dentro de um chip tem de duplicar todos os 18~24 meses, mantendo um preço muito similar. A ideia é duplicar a performance de um chip, neste espaço de tempo.

Pois bem, a AMD acredita que ainda é possível duplicar o número de transístores neste espaço de tempo, nos próximos 6~8 anos. Já a manutenção do preço… Bem, a conversa já é outra.

A miniaturização do transístor, que por sua vez dá vida aos processos mais avançados de produção como é o caso dos 3nm da TSMC e Samsung, está cada vez mais complicada, e por isso mesmo, mais cara.

Sendo exatamente por isso, que na opinião da AMD, muita coisa vai mudar na indústria, com novas técnicas a darem um ar de sua graça. Mas isto requer mais investimento em desenvolvimento, uso de materiais mais exóticos e raros, e por isso mesmo, todo o processo vai encarecer. Aliás, já tem encarecido de forma muito significativa nos últimos anos, especialmente durante a crise de produção consequência da pandemia de COVID-19.

A AMD aponta também para os chiplets como a solução para continuar a aumentar a performance, um caminho que pelos vistos também já está nos planos da Intel, uma outra empresa que ainda acredita na Lei de Moore.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também