Está à procura de um novo processador? Ou reparou que o desempenho do processador do computador varia constantemente? Mas quais são os fatores que influenciam estas variações? A verdade é que fatores externos, como a temperatura, e fatores internos, como a velocidade do relógio, o tamanho da cache ou a largura de banda, afetam o desempenho de um processador. Mas quanto é que cada um destes fatores importa? Dito isto vamos dizer-lhe o que afeta mais a velocidade de um processador.
Isto é o que mais afeta a velocidade de um processador!
Número de núcleos
Os processadores têm unidades de processamento conhecidas como núcleos. Cada núcleo foi desenvolvido para recolher, ler e executar instruções. Assim, quanto mais núcleos um processador tem, maior o número de instruções que pode processar.
Todos os programas que são executados no seu computador têm uma série de dados conhecidos como thread. Um processador de um único núcleo pode processar uma única thread de dados de cada vez, de modo que o processador irá alternar entre várias linhas para manter os processos em funcionamento.
É por isso que os fabricantes desenvolveram processadores multi-núcleos, tais como os “dual-core” ou “quad-core”. Ter mais de um núcleo permite ao computador gerir múltiplas threads simultaneamente, aumentando o desempenho geral.
Velocidade de relógio
A velocidade do relógio do processador mostra a rapidez com que ele pode funcionar. Normalmente, a velocidade do relógio é expressa em GHz e revela o número de ciclos de instruções que o processador pode executar num segundo. Por exemplo, um processador de 4.2GHz é capaz de executar 4,2 mil milhões de ciclos por segundo.
Claro que quanto maior for a velocidade do relógio, maior o número de ciclos que um processador pode executar num segundo. Entretanto a velocidade de relógio pode ser melhorada através de um processo conhecido como overclocking.
Se não estiver satisfeito com a velocidade do relógio do seu processador, pode sobrecarregá-lo para um desempenho mais rápido. Mas atenção ao aquecimento e à estabilidade.
Dimensão da cache
Todos os processadores têm memória de alta velocidade incorporada, conhecida como cache. O processador utiliza-a para armazenar instruções e dados que poderá necessitar temporariamente.
Um tamanho de cache maior melhorará o desempenho do processador, uma vez que não precisa de muito tempo para recuperar as informações temporariamente armazenadas.
Largura de banda
A largura de banda representa a taxa a que o processador pode obter ou armazenar dados dentro da memória do computador. Na maior parte das vezes, a largura de banda da memória é expressa em bytes/segundo. Assim, quanto maior for a largura de banda do processador, mais rápido pode ler e escrever dados.
Temperaturas extremas
A ameaça mais comum para o processador é o sobreaquecimento. À medida que o processador recebe mais tarefas, fica cada vez mais quente. Operar a altas temperaturas irá afetar negativamente o seu desempenho, e pode até encurtar o seu tempo de vida.
Número de apps
A verdade é que, por mais novo ou caro que seja o seu processador, o desempenho diminuirá se lhe der demasiadas tarefas para lidar. Dito isto se tiver várias apps a funcionar no computador, poderá notar que o computador começa a mover-se um pouco mais devagar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!