Estas são duas caracterÃsticas muito importantes quando estamos à procura de um smartphone Android. Afinal de contas a memória é essencial para corrermos as aplicações e a capacidade de armazenamento indispensável para guardar todos os dados. Mas afinal, agora que estamos praticamente no final de 2022, de quanta memória e armazenamento necessitam no smartphone Android?
Android: de quanta memória e armazenamento necessito?
Capacidade de armazenamento
Antes de passarmos à memória, vamos começar pela capacidade de armazenamento que de algum modo acaba por estar ligada ao desaparecimento do slot para cartões microSD. Pelo menos, nos smartphones topo de gama.
De facto a maioria dos smartphones de topo da atualidade não vêm com um slot para cartões microSD. É pena porque eram sem dúvida muito úteis. Isto porque não tÃnhamos de estar muito preocupados com a capacidade interna uma vez que a podÃamos expandir. No entanto, tudo mudou e agora já é muito raro encontrá-los.
Sabe o motivo?
É que deste modo os fabricantes conseguem empurrar as pessoas para modelos mais caros e que vêm com maior capacidade de armazenamento. Muitas pessoas não se vão satisfazer com 64 ou 128GB do modelo base. Assim vão para a opção (mais cara) de 256GB. Sobretudo quando pensam ficar bastante tempo com o equipamento. Afinal de contas há que rentabilizar o investimento.
128GB são suficientes?
128GB é o mÃnimo que pode conseguir em qualquer smartphone neste momento. Ou seja neste momento é a opção mais barata. Ainda assim, na prática, nunca conseguimos os 128. É que uma parte da memória interna total está reservada para o próprio sistema. Além disso, é aconselhável que não utilize todo o armazenamento e deixe algum espaço para o smartphone “respirar”. Com pouco espaço haverá problemas.
Dito isto, na prática ficamos com 100GB para as nossas coisas. Embora pareça muito, o smartphone pode começar a encher rapidamente. Depois temos de andar sempre nas limpezas para conseguirmos guardar tudo e sobretudo instalar apps de maior dimensão.
Ainda assim para ter uma ideia é fácil calcular quantas fotos ou vÃdeos o seu smartphone pode armazenar. Por exemplo, assumindo um tamanho médio de ficheiro de 5MB pode guardar cerca de 20000 imagens com 100GB de armazenamento. Da mesma forma, um minuto de vÃdeo a 1080p e 30fps é aproximadamente 100MB, de modo que 100GB dão para cerca de 16 horas de vÃdeo.
e 256GB?
Mais uma vez isto depende do tipo de utilizador. 128GB é geralmente suficiente para a maioria das pessoas. No entanto será sempre melhor optar-se pelos 256GB. Pelo menos para termos alguma tranquilidade.
No entanto, para criadores de conteúdo ou para quem joga 256GB não são suficientes. Nestes casos vai precisar de mais espaço de armazenamento.
512GB é a aposta para o futuro
A maioria das pessoas nunca vai necessitar de 1TB de armazenamento nos seus smartphones. Isto é exclusivamente para power-users e sobretudo para quem gosta de filmar muito em 4K. Assim 512GB será sem dúvida a melhor opção para quem quer um smartphone que dure. Digamos que terá capacidade para uns 4 anos ou talvez até mais.
Memória
A memória do sistema é essencialmente armazenamento que contém temporariamente dados que aplicações e processos necessitam para serem executados sem problemas. A quantidade que é necessária varia muito com o tipo de utilização que damos ao smartphone. Ainda assim, há mÃnimos e melhores opções a ter em conta.
Logo à partida 4 GB de RAM são suficientes para executarmos vários jogos e aplicações de tamanho médio, bem como para manter o sistema operativo a funcionar normalmente. Se a memória se esgotar, as últimas aplicações abertas serão enviadas para um ficheiro de memória virtual.
Mas 6 GB são sem dúvida montante mÃnimo para um funcionamento estável do sistema em 2023. Com eles podemos executar com segurança 5 ou 6 aplicações e algumas outras funções ao mesmo tempo.
Com 8 GB, já poderá manter várias aplicações sempre abertas, e com 12 GB, deixará de ter qualquer problema. Nem vale a pena falar ainda dos 16 GB já que esta é sem dúvida a melhor opção, mas para jogadores.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!