Quem utiliza um portátil numa secretária ligado a um ou mais monitores tem a tendência de fazê-lo com um ecrã fechado. Eu, por exemplo, no meu tipo de configuração tenho um PC ligado a três monitores e um MacBook Pro ligado também da mesma forma e que está guardado numa das divisórias da secretária, sempre fechado, como se fosse um desktop. No entanto isto na maioria dos casos é um erro e se o fizer pode avariar o seu portátil.
Atenção! Fazer sempre este erro pode avariar o seu portátil!
Há uma questão que temos de considerar logo à partida. É que na prática o portátil não foi concebido para funcionar fechado. Tem essa capacidade sim. No entanto não foi pensado para isso.
Tudo depende do portátil
A principal preocupação quando se utiliza um portátil com a tampa fechada é que o mesmo pode não obter um arrefecimento adequado. No entanto, se isto é verdade ou não depende em grande parte do design de arrefecimento do computador. Se estamos a falar dos computadores M1 ou M2 MacBook Air sem ventoinhas não faz mal funcionarem desta forma.
Por outro lado, se tivermos um portátil para jogos ou aquelas workstations mais pensadas para o trabalho, há boas hipóteses de o topo do portátil desempenhar um papel importante na ventilação. Se fechar a tampa, pode afetar o fluxo de ar. Entretanto alguns portáteis foram concebidos para levantar a parte inferior do portátil da superfície da sua secretária quando o ecrã se abre. Com este tipo de design, funcionarem com a tampa fechada não é uma boa ideia.
O calor pode danificar o ecrã
Mesmo que o seu portátil possa arrefecer adequadamente o seu processador e a gráfica com a tampa fechada, é importante termos em conta que o painel LCD pode ser danificado pelo calor.
Como qualquer dispositivo eletrónico, os painéis LCD têm uma temperatura máxima de funcionamento segura. Os números exatos diferem de um dispositivo para outro, mas são tipicamente entre 40º e 60º. Assim se o escoamento de calor for feito também pela parte superior isto pode afetar o tempo de vida dos cristais líquidos ou o revestimento do ecrã.
É claro que é difícil afirmarmos que o calor do portátil vai mesmo danificar o ecrã a curto ou longo prazo. No entanto, tem a sua lógica.
Então em que ficamos?
Se o seu portátil está a sobreaquecer ou a ter problemas de desempenho quando tem a tampa fechada, então não o pode usar nesse modo. Sobretudo se está preocupado com o ecrã LCD.
Em última análise, a única opção segura é utilizar seu portátil com a tampa aberta. Além disso, ganha um segundo ou terceiro ecrã se estiver a utilizar um monitor externo, que é quase sempre mais útil do que ter apenas um ecrã. Seja como for, utilizar o portátil com a tampa fechada também tem sérios benefícios estéticos e de poupança de espaço.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!