Android ou iOS: qual é a melhor plataforma para jogos?

Agora que estamos quase no Natal, Android ou iOS, é uma questão que se repete vezes sem conta. Cada uma delas tem os seus atrativos. Uma é melhor para umas coisas e outra para outras. Numa altura em que os jogos estão a tomar conta destes equipamentos que andam conosco para todo o lado, importa mesmo responder a esta questão. Dito isto, entre Android ou iOS vamos dizer-lhe qual é a melhor plataforma para jogos.

Android ou iOS: qual é a melhor plataforma para jogos?

Vamos começar por algo que é muito importante. As bibliotecas para jogos.

Bibliotecas para jogos

Apesar de poderem parecer semelhantes por fora, os dispositivos Apple e Android são completamente diferentes. Cada um tem o seu próprio sistema operativo, o que significa que têm as suas próprias formas únicas de fazer as coisas. Para além disso têm duas lojas muito fortes. A Google Play Store no mundo Android e a App Store no mundo Apple. Mas na realidade qual é a melhor?

Google Play Store Fortnite, Play Store apaga, Google Play Store anda,Novidade na Play Store,Google Play Store!,Google Play Store mata, Ameaça na Google Play Store, app na Play Store, Perigo Google Play Store, Alerta Play Store apps, Android ou iOS jogos

A Google Play Store oferece mais de 2.33 milhões de aplicações, das quais 442 mil são jogos. A Apple App Store, por outro lado, tem mais de 3,59 milhões de aplicações disponíveis, das quais 984 mil são jogos. Dito isto, em termos de jogos a Apple conta com mais 542 mil opções na App Store.

Estes são números incríveis e navegar por quase um milhão de jogos seria uma tarefa esmagadora. Mas a verdade é que há muito mais jogos disponíveis na App Store da Apple do que na Google Play Store do Android como se pode ver.

Subscrições de jogos

A par das centenas de milhares de jogos que o Android e a Apple oferecem através das suas lojas online, ambos também oferecem os seus próprios serviços exclusivos de subscrição de jogos.

Em termos de serviços de subscrição de jogos, o Android tem o Google Play Pass, e o serviço da Apple chama-se Apple Arcade.

O preço mensal é semelhante nos dois mas o anual é mais barato no Google Play Pass. Entretanto o número de jogos oferecidos é muito mais no mundo Android. Cerca de 800 no Play Pass e à volta de 200 no Apple Arcade. Entretanto a aposta Android inclui apps e a da Apple apenas jogos.

Quando comparamos as diferenças entre estes dois serviços de subscrição, é evidente que o Google Play Pass é o vencedor em quase todas as categorias. Não oferece títulos exclusivos próprios, mas o facto de o serviço também incluir aplicações é uma adição incrivelmente útil.

Que dispositivos correm os jogos melhor?

O iOS é uma interface incrivelmente exigente. Requer muita energia do smartphone só para executar o software em que opera. Isto retira recursos preciosos que podem ser utilizados nos jogos.

android, jornalistas spyware ativistas

Uma vez que os dispositivos Android oferecem melhores especificações por um preço mais barato, isso significa que pode comprar um modelo mais antigo por menos dinheiro e ainda ter uma grande experiência de jogo. Com os dispositivos da Apple, o preço é muito mais elevado para as mesmas especificações.

Afinal é melhor escolher-se Android ou iOS para os jogos?

Quando analisamos a questão do melhor dispositivo para jogos há um aspeto que deve ser considerado acima de tudo. Serviços de subscrição de jogos e lojas de aplicações à parte, a forma como eles correm. O Android sobressai nesta categoria.

Android 14 smartphones

É possível adquirir um dispositivo Android muito mais potente por um preço mais barato que irá correr até os jogos de consola mais intensivos disponíveis no Xbox Game Pass. O Android também oferece um serviço de subscrição de jogos muito mais robusto e inclusivo do que a Apple, mais uma vez, por um preço muito mais barato.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também