A memória RAM (Random Access Memory) é um dos componentes básicos de um computador ou de um smartphone. No entanto há muitos mitos sobre a RAM. Por exemplo dizem que não se pode misturar tamanho e marcas. Mas será que a maioria deles estão corretos? A memória tem mesmo de ser toda igual? A velocidade também? É exatamente isso que vamos explicar quando olharmos para os maiores mitos e erros da memória RAM.
Memória RAM: estes são os maiores mitos e erros!
Não pode misturar memória RAM diferente
A maioria dos computadores portáteis ou desktops vêm com pelo menos duas ranhuras para memória RAM, se não mais. De facto, a maioria das motherboards modernas fornecem quatro slots RAM. Entretanto há um equívoco predominante que refere que não se pode utilizar diferentes tamanhos de RAM juntos ou que não pode misturar marcas.
A resposta é simples. Isto não é verdade. Podemos misturar memórias RAM de tamanhos RAM e até velocidades diferentes. No entanto, tenha em atenção uma conta. Misturar e combinar módulos RAM não é o melhor para o desempenho do sistema.
Para um melhor desempenho do sistema, é aconselhável utilizar memória RAM do fabricante, do mesmo tamanho e da mesma frequência. Mas há uma razão simples para isto. É que a RAM tem vários componentes que se juntam para que tudo funcione bem.
Combine memória RAM para melhorar o desempenho
A RAM funciona melhor quando emparelhada com hardware correspondente. Para um melhor desempenho, a sua RAM deve utilizar a mesma tensão, e os respetivos controladores devem jogar bem uns com os outros e com a motherboard. É por isso que é melhor usar o mesmo modelo RAM em todas as ranhuras.
Não necessita de mais memória
A maioria dos programadores escreve os seus programas para que a aplicação solicite uma certa percentagem da RAM disponível. Se tiver mais RAM instalado, a mesma percentagem solicitada significará mais tamanho para o programa.
Só porque está a usar apenas 60% (ou qualquer pequena percentagem) da sua capacidade total de RAM, não significa que não precise de mais memória. Como regra geral 4GB é o mínimo, e 8GB é o tamanho recomendado para o melhor desempenho para os utilizadores regulares. Os jogadores, entusiastas do PC e profissionais que trabalham com gráficos, vídeos ou som devem procurar 16GB. Isto ao mesmo tempo que os sistemas de 32GB estão a tornar-se mais comuns.
A quantidade é o mais importante
Provavelmente sabe quanta RAM o seu smartphone ou PC tem. A regra na cabeça de muitas pessoas é que quanto mais memória melhor. Mas isso não é necessariamente verdade. A capacidade ou o tamanho da RAM não é tudo o que importa.
Entre os fatores determinantes do desempenho da RAM estão a velocidade e a frequência. Como com um CPU, a RAM tem velocidades de relógio. Quanto maior for a velocidade do relógio, mais funções pode desempenhar num segundo. Muitas vezes encontrará módulos de RAM com frequência de 2400MHz ou 3000MHz, embora 3200MHz e 3600MHz sejam a norma para sistemas topo de gama.
Uma questão que pode encontrar aqui são as velocidades de RAM desajustadas, afetando-o de duas maneiras.
Primeiro, se a sua RAM funcionar a 2000MHz mas a sua motherboard só suporta 1333MHz RAM, o seu sistema não utilizará a diferença de 700MHz entre as duas velocidades.
Em segundo lugar, se misturar módulos RAM com diferentes velocidades, ambas os slots funcionarão à velocidade do módulo mais lento. Então, se um módulo funcionar a 2400MHz e outro a 3600MHz, ambas correrão à velocidade mais lenta.
Esvazie a RAM para ter mais velocidade
Este é um dos grandes mitos de todos os tempos. Estar sempre a limpar a RAM com aplicações e afins para ela ficar mais rápida.
Resumidamente, não limpe a RAM. Queremos a memória cheia de dados úteis para ajudar a manter os processos do sistema rápidos.
De facto, o trabalho da RAM não é ficar vazio. Dito isto, o sistema operativo e o software devem estar a usar cada bit de RAM disponível. Libertar a RAM com um daqueles programas que às vezes até chegam com vírus não resolve nada. De facto até podem é abrandar o sistema.
Tem de utilizar um número par
O mito final é que deve sempre usar um número igual de módulos de RAM. Na realidade podemos utilizar o que quisermos, mas há vantagens em realmente usar aos pares. Se tivermos dois módulos de 8GB correspondentes, eles serão executados em modo de dois canais, proporcionando um melhor desempenho.
Agora, digamos que temos três de 8GB. Dependendo da configuração do sistema, o tipo de RAM e a motherboard a colocação de um terceiro módulo pode desativar o suporte de RAM de dois canais. Assim ganha mais memória mas o desempenho pode diminuir.
Estes são os maiores mitos e erros sobre a memória RAM. Conhece mais algum que não esteja aqui? Conte-nos tudo nos comentários.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!