Por vezes, parece que tudo é fácil para a Apple no mundo do desenvolvimento de processadores para os seus telemóveis, tablets e computadores portáteis. Afinal de contas, foi com um “até sempre” que a gigante Norte-Americana disse adeus à Intel, e desde aÃ, nunca voltou para trás, conseguindo sempre lançar processadores extremamente poderosos, eficientes, e por isso mesmo, extremamente interessantes.
Processadores sempre baseados nos processos de produção mais avançados da sua parceira TSMC. No entanto, agora para os novos M2 Pro e M2 Max, os planos saÃram inegavelmente furados, com a TSMC a apresentar alguns problemas nas suas novas linhas de 3nm, e por isso, tivemos muitos rumores a apontar para uma utilização do “velho” processo de 5nm, ou quem sabe, do mais refinado processo de 4nm.
Aliás, o lançamento dos novos MacBook Pro até acabou adiado para o inÃcio de 2023 por causa de tudo isto.
Bem, uma coisa é certa, sejam estes processadores baseados no processo de 5nm, 4nm, ou 3nm, os primeiros benchmarks já apontam para uma subida na performance single-thread extremamente interessante.
Apple M2 Max traz um aumento de performance de 20%
Portanto, segundo um novo leak de um teste GeekBench para o SoC M2 Max, a Apple parece mesmo ter conseguido chegar a um novo nÃvel de performance. Estamos assim a falar de um processador com a mesma exata configuração do seu antecessor, ou seja, 2 núcleos E (Eficiência) e 8 núcleos P (Performance), que pelos vistos, vai mesmo aproveitar o processo de 3nm da TSMC.
Mais concretamente, o M2 Max da Apple foi capaz de chegar aos 1899 pontos no teste single-thread, e 8737 pontos no teste multi-thread. Para ter noção, no ano passado, o M1 Max oferecia 1497 pontos no primeiro teste e 12826 no segundo. Resultados que significam uma melhoria de 20% no campo do single-thread. (A performance multi-thread deverá melhorar dentro da mesma escala.)
Entretanto, é esperado que as primeiras máquinas baseadas nestes processadores sejam anunciadas, e posteriormente lançadas, no inÃcio de 2023. Por isso, vamos ter muitos mais leaks até ao final deste estranho ano de 2022.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Curioso? Interessado? Ou está com medo do preço? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!